A prefeita Jaqueline Coutinho assinou novo decreto prorrogando a quarentena em Sorocaba, até o dia 1.° de janeiro de 2021.
O documento elenca a situação do município no que diz respeito ao estado epidêmico e às determinações para justificar a medida.
Entre outros aspectos, o decreto lembra das ações legais diante da pandemia internacional da Covid-19, adotadas a partir de legislações federal e estadual, bem como da autonomia da gestão municipal na gerência deste momento de calamidade na saúde pública, por conta da expansão do contágio pelo novo coronavaírus.
Em relação à regressão de todo o estado na fase amarela do Plano São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba está realizando um estudo para verificar quais medidas serão adotadas a partir desta quarta-feira (2), quando o município, assim como todo o Estado, iniciará a nova fase.
Para a prefeita, é importante que a situação epidêmica local seja conhecida e avaliada antecedendo a qualquer alteração ou adequação de um novo decreto, definindo a entrada de Sorocaba na fase amarela.
100% do estado no amarelo
O governo estadual de São Paulo anunciou hoje (30) a regressão de todo o estado para a fase Amarela do Plano São Paulo. A reclassificação acontece devido ao aumento das taxas de transmissão da Covid-19 e nas internações no estado de São Paulo. O governo também mudará o tempo de análise e monitoramento do comportamento da transmissão no novo coronavírus, que passa a ser semanal e não de 28 em 28 dias.
A região de Sorocaba, com seus 48 municípios, estava há 50 dias na fase verde, assim como 76% do estado,
Agora na fase amarela, os estabelecimentos funcionam com capacidade limitada a 40% da ocupação para todos os setores, com funcionamento limitado a dez horas por dia e até as 22h.
Também ficam proibidos eventos com público em pé. Espaços culturais nos quais o público fique sentado com distanciamento social e controle de fluxo continuam funcionando. A nova reclassificação do Plano São Paulo será anunciada no dia 4 de janeiro.
Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, na última semana houve redução de 14% no numero de casos, elevação de 12% nos óbitos e de 7% nas internações. A ocupação de leitos de Covid-19 na região metropolitana de São Paulo é de 59,1% e no estado, de 52,2%. Em todo o estado foram registrados 1.241.653 casos, com 42. 095 óbitos.
“Vamos reforçar os mecanismos e medidas de fiscalização e estamos atentos e atuantes. Precisamos da mesma população que garantiu o sucesso do Plano São Paulo até aqui para que continuemos a ter sucesso enquanto a vacina não estiver disponível”, disse o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Com informações da Secom Sorocaba e Agência Brasil
Edição – Alessandra Santos
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…