A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), altera a partir desta sexta-feira (4) a capacidade de público dos parques municipais da cidade, seguindo o decreto nunicipal nº 25.989, publicado no Jornal do Município de Sorocaba de terça-feira (1º de dezembro).
O limite de visitantes do Zoológico “Quinzinho de Barros” será de 1.200 pessoas por dia. Nos demais parques, o limite será de 650 pessoas por dia.
O decreto coloca a cidade dentro das regras estabelecidas para a fase amarela do Plano São Paulo, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incluindo a redução na ocupação dos espaços de 60% para 40%. Até então o zoo estava com limite de 2 mil pessoas por dia e os demais parques com o limite de 1 mil pessoas por dia.
As alterações valem para o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.
Segundo a Sema, será possível a entrada de visitantes após as unidades atingirem a sua capacidade de público. Já a visita ao Parque da Biodiversidade pode ocorrer de terça a domingo, das 9h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail parquedabio@sorocaba.sp.gov.br.
Os parques continuam sem a realização de atividades presenciais de Educação Ambiental, assim como não são autorizadas outras atividades coletivas em nenhum desses espaços.
Todos devem cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando assim o risco de exposição do público, dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus.
Entre as exigências do protocolo estão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas.
Totens com álcool gel são disponibilizados em pontos estratégicos e a recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente.
Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.
Alguns espaços estão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, do aviário, do serpentário e do ouriço do zoológico e os quiosques do Parque “Chico Mendes”. Além disso, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque “Chico Mendes” e Parque da Água Vermelha estão isolados e não podem ser utilizados pelos visitantes.
Também houve aumento da frequência de limpeza e desinfecção dos banheiros dos parques. Banners e/ou placas foram instalados para orientar os visitantes a respeito dos protocolos de saúde e segurança.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…
Janeiro é encarado por muitos como o marco para o recomeço, uma página em branco…
Tecnologia é o aspecto que mais melhorou para os brasileiros. Em 2024, os brasileiros apontaram…
Votorantim e Sorocaba firmaram uma carta de intenção para a criação da Aliança Intercidades, um…