Sorocaba contará com mais 30 leitos de enfermaria para o enfrentamento à Covid-19. Até a próxima sexta-feira, 20 leitos serão contratados junto ao Hospital Santa Lucinda por meio de assinatura de convênio.
A disponibilização dos outros 10 está sendo analisada pela equipe de gestão da Secretaria da Saúde (SES), podendo ser deliberada nos próximos dias, ainda sem local definido.
A Secretaria da Saúde lembra que a partir de outubro, quando o Estado mudou para a fase verde do Plano São Paulo, muitos leitos Covid foram desativados pelo governo estadual e houve mais recentemente um crescimento no número de casos da doença, o que fez com que houvesse um aumento no percentual de ocupação de leitos no município.
Para essa nova contratação de leitos, a SES consultou todos os potenciais prestadores do terceiro setor do município, entre eles, Santa Casa, Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Hospital Santa Lucinda e Hospital Evangélico e apresentou a proposta de convênio. Apenas o Santa Lucinda respondeu à consulta, mas informou que a capacidade instalada da unidade de saúde neste momento é de disponibilização de 20 leitos.
Os leitos propostos são de enfermaria clínica de baixa e média complexidade e o investimento no hospital será de R$ 737,59/dia/leito, o que gera um total mensal de R$ 442.554,00. O recurso é proveniente de verba específica para o tratamento da doença, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
O aumento na ocupação dos leitos Covid
Pelo menos dois fatores têm colaborado para o aumento do percentual de ocupação de leitos na cidade, segundo a Prefeitura de Sorocaba.
Um é o fato da população, principalmente os mais jovens, ter relaxado no processo de segurança para se evitar a transmissão viral. A ocorrência de eventos que reúnem muitas pessoas facilita a disseminação da doença.
Outro fator que contribuiu para o aumento na ocupação é a desativação, pelo governo de São Paulo, dos leitos de enfermaria e de UTI Covid, em todos os municípios paulistas.
Com esse corte, Sorocaba perdeu 8 vagas na UTI do Conjunto Hospitalar (havia 20) e mais 15 do Hospital Adib Jatene foram fechadas. As duas unidades de saúde que atendem a quase 50 cidades da região, contam agora com apenas 20 leitos de UTI para os casos mais graves e outros 13 leitos de enfermaria Covid.
Situação de hoje
Nesta segunda-feira (7), as UTIs da Santa Casa, CHS e Adib Jatene tem 100% de ocupação nas UTIs Covid.
Nos leitos clínicos públicos, o Adib Jatene tem 80% de ocupação e 100% tanto na Santa Casa, quanto no CHS.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…
O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…