A Câmara Municipal de Sorocaba tem sessões extraordinárias na próxima segunda-feira (21), às 9h, para votar vários projetos, entre eles o projeto de decreto legislativo nº 49/2020, de autoria de Engenheiro Martinez (PSDB), que visa sustar os efeitos do decreto assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho e que concede uma área na Avenida Ipanema para ser garagem e centro de controle operacional da empresa responsável pelo sistema BRT na cidade.
De acordo com o decreto do Executivo, a cessão de uso se dará por um período de 60 meses. Em 2013, o espaço foi adquirido pela Prefeitura de Sorocaba por R$ 13 milhões e declarado de utilidade pública para fins de construção do Hospital Municipal.
Na justificativa do novo decreto, Martinez argumenta que, em 2018, o então prefeito José Crespo já havia enviado à Câmara um projeto cedendo a área para a empresa que opera o BRT, proposta que foi rejeitada pelo Legislativo.
O vereador salienta também que um ato desta importância para os cidadãos de Sorocaba deve ser analisado e ponderado pelo novo governo, que assumirá em 1° de janeiro de 2021. Outra informação que consta no projeto de decreto legislativo é o fato de ter sido instaurado pelo Ministério Público Estadual, inquérito civil para investigar a cessão do terreno do Hospital Municipal ao BRT.
Já o Decreto Legislativo nº 50/2020, também em pauta, de autoria do vereador Irineu Toledo (Republicanos), susta os efeitos do Decreto n° 26.012/2020, que declara de utilidade pública para fins de desapropriação um imóvel de propriedade do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), visando a implantação de nova sede da Secretaria da Educação de Sorocaba.
Encerra a pauta das sessões extraordinárias o Projeto de Resolução nº 01/2020, do vereador Renan Santos (PDT), que acrescenta e modifica a redação de artigos da Resolução nº 474, de 11 de julho de 2019, sobre os mecanismos de consulta pública sobre proposições legislativas no site da Câmara Municipal de Sorocaba.
O parlamentar explica que o projeto tem o objetivo de regulamentar as matérias que serão disponibilizadas para consulta pública, evitando que proposições sem relevância à população tenham destaque.
Ainda na ordem do dia, os vereadores votam o Veto Total nº 15/2020 ao Projeto de Lei nº 106/2020, Autógrafo nº 56/2020, de autoria do vereador Francisco França (PT), que dispõe sobre a alteração da Lei n° 11.490, de 09 de fevereiro de 2017, sobre a concessão de isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN – às Cooperativas de Radiotáxis no Município de Sorocaba.
O Executivo alega inconstitucionalidade do referido projeto de lei, que, segundo a justificativa do veto, “contraria norma geral federal sobre a matéria, extrapolando a atribuição suplementar outorgada aos municípios e representando ofensa à repartição constitucional de competências legiferantes”.
Com informações da Câmara Municipal de Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…