Categorias: Jornalismo

Mutação do coronavírus: Argentina, Colômbia, Chile e Peru suspendem voos do Reino Unido

A Argentina, a Colômbia, o Chile e o Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu. A medida entra em vigor na Argentina, na Colômbia e no Peru nesta segunda-feira (21) e no Chile na terça-feira (22).

“O Governo Nacional dispôs a suspensão preventiva das entradas e das saídas dos voos com a Grã-Bretanha, à raiz da situação epidemiológica que esse país registra, após declarar a aparição de uma nova linhagem de Covid-19”, anunciou a Presidência da Argentina em nota no domingo (20).

A exceção, esclarece o governo argentino, é o voo 245, da companhia British Airways, previsto para chegar a Buenos Aires na manhã desta segunda-feira. O avião já estava em pleno processo operacional em Londres quando a decisão foi anunciada.

“Os passageiros e a tripulação deverão cumprir uma quarentena de sete dias, depois de atenderem os requisitos exigidos para a entrada no país: um exame de PCR negativo e uma cobertura médica contra Covid”, destaca o comunicado.

Para o isolamento dos passageiros e da tripulação do voo, o governo argentino montou uma operação especial para controlar a chegada e o deslocamento aos locais onde ficarão isolados.

“O Departamento Nacional de Migrações avisará às jurisdições nas quais passageiros e tripulantes ficarão para o estrito controle do isolamento obrigatório”, explica a nota.

Brasil também preocupa

O Ministério da Saúde da Argentina também coordenará nesta segunda-feira uma reunião de emergência para avaliar a situação dos países vizinhos, especialmente do Brasil, onde o número de contágios voltou a crescer, alarmando os governos da região. Não se descarta um endurecimento das medidas de controle.

A capital Buenos Aires, depois de meses de queda nas infecções, voltou a registrar um leve aumento que, segundo as autoridades, não significa uma nova curva de contágios, mas a chegada ao platô.

“Estou preocupado com o que está acontecendo na América do Sul. Estão aumentando os casos em todos os países vizinhos”, admitiu o ministro da Saúde argentino, Ginés González García.

Com informações da RFI.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

9 horas atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

9 horas atrás

Prorrogadas inscrições do Vestibulinho das Etecs até quinta-feira (28)

O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula…

12 horas atrás

Trem Iluminado da Sorocabana terá viagens extras durante o mês de dezembro

Em razão da grande procura, o Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária ganhou…

12 horas atrás

CIESP Sorocaba acompanha atentamente as discussões do Novo Plano Diretor

Erly Domingues, Diretor Titular Ciesp Sorocaba, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (26).…

12 horas atrás

2º Feirão de Ofertas de Iperó

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…

13 horas atrás