Com a chegada deste ano de 2021, as esperanças para muitas pessoas, centenas de milhares em todo o mundo, foram renovadas.
E, de fato, aquela sensação que todos nós temos na virada do ano de que tudo o que aconteceu no ano velho ficará no passado e que somente prosperidade e coisas boas passarão a acontecer com o novo ano se torna latente.
Isto porque a humanidade vivenciou intensamente em 2020 um ano totalmente atípico com a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, uma doença avassaladora, que levou muitas pessoas deste mundo.
É fato, naturalmente, que continuamos a ter os reflexos da pandemia e isso ainda vai repercutir muito neste ano, porém, com menos intensidade, justamente pela promessa das vacinas contra esse vírus.
Aliás, vacinação que já começou em dezembro em diversos países da União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos.
Aqui, em nosso continente do lado do hemisfério sul, a Argentina deu início a imunização de seus habitantes na terça-feira.
E, nesse mesmo dia, o Ministério da Saúde no Brasil trouxe esperanças aos brasileiros quando o secretário-executivo Elcio Franco anunciou, em coletiva de imprensa, que o governo federal trabalha com duas datas para iniciar a vacinação no país.
Segundo ele, na melhor das hipóteses, a imunização começa a partir do dia 20 de janeiro, com a expectativa de um prazo médio entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro.
Ao considerar um prazo mais longo, o secretário-executivo afirma que em 10 de fevereiro o calendário vai acontecer..
A justificativa dele é de que o início da vacinação dependerá, necessariamente da logística e dos laboratórios estarem em dia com a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A expectativa da população brasileira é de que o prazo mais curto seja o efetivo.
No Estado de São Paulo, o governador João Doria afirmou, nas últimas semanas do ano passado, que a vacinação começará em 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.
Sua gestão, inclusive, já divulgou o calendário com as datas e os grupos prioritários que receberão a vacina.
Tanto o governo estadual quanto o federal garantem que todos os brasileiros, que quiserem, receberão a dose da vacina.
Vale lembrar que no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, há quatro vacinas aptas a serem utilizadas no país.
Tem o modelo desenvolvido pela farmacêutica Astrazeneca em parceria com a Universidade Oxford; a da chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan; a das americanas Pfizer e Biontech; além da vacina da Janssen-Cilag, da Johnson & Johnson.
Essa expectativa positiva de vacinação em massa renova as esperanças no brasileiro de que as coisas, finalmente, voltarão à normalidade, não havendo mais o receio de regressão ou avanço de fases estabelecido pelo Plano São Paulo da retomada da economia.
As pessoas sofreram muito em 2020 com a perda de empregos, com a morte de familiares e amigos e com o fechamento de muitas empresas que não conseguiram manter a liquidez para continuarem abertas.
A vacina, o fim da pandemia e o reaquecimento da economia são boas notícias para o futuro de muitas nações que esperam, apesar de muito difícil ainda, termos um ano de 2021 melhor para todos.
No entanto, vale destacar que hábitos sanitários adquiridos no passado devem ser mantidos como forma de prevenção, inclusive, a outras doenças.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) defende que esta não será a última pandemia pela qual o mundo passará.
A instituição afirma que outras virão.
Contudo, o novo coronavírus ensinou muitas coisas diferentes para as pessoas, em especial, com relação à higiene.
Assim, lavar as mãos com frequência, o uso do álcool em gel, afastamento social e uso de máscaras, com certeza, são o legado deixado pela pandemia da Covid-19 em 2020.
A Cruzeiro FM esteve com você durante todo esse período da quarentena para informá-lo e mantê-lo atualizado a respeito da Covid-19 e, agora, neste novo ano, continuaremos com você, desejando prosperidade e muita saúde.
Cruzeiro FM, número um em Jornalismo!!!
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…