Vinte carros da Prefeitura de Sorocaba foram transferidos nesta terça-feira (5) para a Secretaria da Saúde. Na lista estão os veículos que eram usados pelos secretários municipais, além dos automóveis oficiais do prefeito e vice.
Com a transferência, assinada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) em evento no Paço Municipal, os carros passam a ser usados para o transporte de pacientes que fazem tratamentos em outras cidades, como em casos de hemodiálise ou oncológicos, e que não necessitam do uso de ambulâncias.
“Não é justo o prefeito andar de [Toyota] Corolla enquanto os cidadãos, que ficam debilitados com o tratamento, andem em carros com pneu careca. Com esses veículos vai ser possível atender uma demanda muito maior durante todo o dia”, disse Manga.
Todos os veículos já são usados pela prefeitura atualmente. Dois deles pertenciam ao Gabinete, sendo um Toyota Corolla de uso do prefeito e um Nissan Sentra disponibilizado para o vice. Já os outros 18 automóveis são do modelo Hyundai HB20 e fazem parte da frota alugada em fevereiro de 2020 pelo Executivo, ainda na gestão de Jaqueline Coutinho.
O contrato de locação da frota envolve, ao todo, 36 veículos e foi firmado com a empresa CS Brasil Frotas, tendo duração total de 24 meses. Os outros 16 HB20 já eram usados para o transporte de pacientes desde março do ano passado. Cada automóvel tem um custo de R$ 1.008,10/mês. O valor total do contrato no período é de R$ 870.998,40.
De acordo com o Secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, a pasta também aguarda um remanejamento de motoristas entre as secretarias para atender os veículos transferidos. O levantamento está sendo realizado pela Secretaria da Administração. “Não serão 20 condutores, porque já existem servidores para isso. Mas é garantido que cada carro terá um motorista”, explica.
Apenas para o tratamento de hemodiálise, a prefeitura transporta, ao todo, 480 pacientes todos os meses. O número de viagens varia de acordo com cada caso. Fora esse total, existem os moradores que necessitam de outros atendimento. Nesses casos, em 2020, a prefeitura transportou uma média de 948 pacientes por mês para tratamentos de saúde em outras cidades. Em 2019, antes da pandemia, a média era de 1.442 pessoas por mês.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…