Categorias: Jornalismo

Funcionários do Samu relatam as condições de trabalho ao Ministério Público

O motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Sorocaba George Luis de Camargo, de 39 anos, morreu na última segunda-feira (4) de Covid-19. A morte do profissional levanta dúvidas sobre as condições de trabalho e a proteção oferecida aos profissionais que atuam na linha de frente do socorro de urgência e emergência na cidade.

O estresse devido ao alto risco de contaminação pelo novo coronavírus e a exaustão pela jornadas excessivas, que chegam a 35 dias trabalhados sem folga têm feito parte do cotidiano dos profissionais do Samu em Sorocaba.

As condições enfrentadas por esses servidores que, por consequência se refletem no atendimento à população, foi denunciada pelos próprios funcionários ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) no dia 14 de dezembro de 2020.

O setor de comunicação da Promotoria, que trabalha em esquema de plantão, informou que estava de recesso desde o dia 19 de dezembro até esta quarta-feira (6) e por isso não pode informar se um inquérito foi aberto para apurar as supostas denúncias e que medidas serão tomadas.

Funcionários do Samu relatam que, no segundo semestre de 2020, a Prefeitura de Sorocaba cancelou o contrato que mantinha com a empresa especializada em limpeza e higienização das ambulâncias.

Desde então, essa tarefa passou a ser feita pelos próprios profissionais da base do Samu, o que teria aumentado a vulnerabilidade das equipes à exposição à Covid-19.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação, informa que o contrato de higienização das viaturas encerrou no dia 16 de novembro de 2020.

Após o encerramento, a limpeza começou a fazer parte do protocolo de enfermagem já estabelecido pelo serviço operacional do Samu.

A Prefeitura não informou se vai contratar uma nova empresa para realizar esse tipo de serviço, mas disse que a nova gestão da Secretaria de Saúde (SES) avalia as necessidades e as soluções possíveis que deverão ser implantadas brevemente.

Na representação endereçada ao MP-SP, os servidores relatam falta de manutenção corretiva e preventiva da frota, “aproximadamente oito veículos parados por pelo menos quatro meses para manutenção”, e que outros veículos deixam de ser usados por falta de profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos ou condutores.

A representação lembra que, desde meados do ano passado, com o aumento da demanda, a Prefeitura tem redirecionado o contrato de atendimento de transporte eletivo de pacientes das chamadas “ambulâncias brancas”, mais simples, para o atendimento do transporte de urgência e emergência, o que, segundo eles, é um desvio de finalidade.

Outro problema relatado pelos funcionários ao MP é o déficit de profissionais, que têm obrigado os motoristas a realizarem horas-extras em praticamente todos os finais de semana. Em nota, a SES diz que o regime de contratação dos motoristas do Samu é de 40 horas semanais, 5 por 2, em turnos de 8 horas por dia e fim de semana com hora extra, “conforme disponibilidade e por solicitação do servidor”.

A prefeitura foi questionada sobre quais medidas pretende tomar para resolver o problema das jornadas; se é favorável ou contrária à terceirização do serviço e se pretende realizar concursos para o aumento de pessoal, mas não respondeu.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

23 minutos atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

41 minutos atrás

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

1 hora atrás

Sesc Sorocaba apresenta programação do Encontro de Lutas

O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…

2 horas atrás

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

21 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

23 horas atrás