A Prefeitura de Sorocaba oficializou nesta quarta-feira (6) a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A estrutura, gerenciada pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia, será montada na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, na Vila Hortência.
O local usado para os leitos é fisicamente isolado do restante da UPH, em uma área antes usada para a estabilização de pacientes, fato que facilitou a implantação da UTI. Os médicos e demais funcionários também não terão acesso ao restante do prédio, para evitar a transmissão do vírus.
Os leitos da UPH terão, ao todo, o custo de R$ 625 mil por mês. Os pacientes serão transferidos gradativamente, conforme as vagas são ativadas.
De acordo com o gestor da Santa Casa, padre Flávio Miguel Júnior, cinco leitos já estão disponíveis a partir desta quarta-feira (6) e o restante entrará em operação até sexta-feira (8).
“Fisicamente, não temos espaço no prédio da Santa Casa, então a UPH foi a alternativa encontrada para aumentar o número de leitos. É um prolongamento da Santa Casa”, diz o padre.
Para o gestor do hospital, a população deve colaborar respeitando as orientações de prevenção a Covid. “Nenhum leito será suficiente se não tivermos a colaboração da comunidade. É um momento difícil para cidade. Os novos leitos vão colaborar para aliviar o atual quadro, já que até os hospitais particulares estão quase atingindo a ocupação máxima”, analisa.
Durante discurso na UPH, O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) reforçou o pedido de colaboração dos moradores. “As novas vagas devem trazer tranquilidade para que nenhum sorocabano fique sem atendimento, sempre tomando os cuidados necessários”, elencando também as vagas a serem abertas em hospitais estaduais.
Com essa ampliação anunciada hoje, a cidade chega ao total de 50 leitos de UTI Covid municipalizados, sendo os outros 40 em funcionamento na Santa Casa de Sorocaba. O hospital ainda tem 21 leitos clínicos para pacientes diagnosticados com a Covid-19 e há 20 vagas de internação clínica no Hospital Santa Lucinda, todos mantidos pela prefeitura.
Vagas na rede estadual
O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, também anunciou durante a manhã desta quarta-feira (6) a abertura de 20 novos leitos em UTI nos hospitais estaduais de Sorocaba. Eles devem entrar em operação na próxima quinzena de janeiro, segundo o Departamento Regional de Saúde.
Serão 10 leitos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), no Jardim Faculdade, e outros 10 no Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, que fica na Rodovia Raposo Tavares. Além de Sorocaba, as duas unidades também recebem pacientes de outras cidades da região.
Ainda de acordo com o secretário estadual, outros 10 novos leitos serão abertos na Santa Casa de Itu.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…