A vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro pôde finalmente ser confirmada nesta quinta-feira (7) pelo Congresso dos Estados Unidos, após uma noite de violências e a invasão do Capitólio por apoiadores do presidente em fim de mandato, Donald Trump.
Os Estados Unidos amanhecem sob o choque, mas sob o alívio de um capítulo encerrado de incidentes de violência inéditos no país. Depois de uma quarta-feira conturbada, o vice-presidente republicano Mike Pence certificou nesta manhã o voto dos 306 grandes eleitores em favor de Biden contra 232 para Donald Trump.
A certificação deveria ser apenas uma formalidade e é a última etapa antes da posse de Biden e sua vice, Kamala Harris, prevista para ocorrer em 20 de janeiro. No entanto, a sessão no Senado teve ares de uma verdadeira insurreição, que entrarão para a história como o trágico fim de mandato de Donald Trump.
Após o anúncio do Congresso, Trump afirmou, em comunicado, que seu governou chegou ao fim e prometeu uma “transição ordenada”. No entanto, o presidente voltou a contestar a vitória de Biden.
“Mesmo se estou em completo desacordo com o resultado das eleições, e os acontecimentos mostram isso, haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro”. “Isso representa o fim de um dos melhores primeiros mandatos presidenciais e é apenas o começo de nosso combate para tornar a América grande de novo”, reiterou.
Com informações da RFI.
Edição – Cibelle Freitas.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…