A frota do transporte coletivo de Sorocaba passa a rodar, nesta quinta-feira (7), com 13 ônibus a mais. A medida, prevista em decreto publicado no diário oficial da cidade na segunda-feira (4), tem o objetivo de evitar aglomerações nas linhas municipais.
A Urbes realizou um remanejamento nos ônibus, para incluir os novos carros e reduzir os intervalos em determinadas linhas. “Foram escolhidas as 13 linhas com maior lotação, principalmente nos horários de pico. Desde o primeiro horário da madrugada, já foram acrescentados pelo menos um carro a mais por linha”, explica o diretor presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.
Com a mudança, 10 linhas passam a rodar com um ônibus a mais (veja a lista completa abaixo). Outras duas – Cajuru/Corredores (31/2) e Tatiana (44/1) – que haviam deixado de funcionar, voltam a circular. No total, serão 149 viagens a mais por dia, transportando 9 mil passageiros. “Para começar, devem ser suficientes. Não se sabe o comportamento dos usuários por conta das restrições na pandemia, então vamos fazer um monitoramento frequente para evitar as lotações”, afirma Franchim.
A frota que, no começo de 2020, rodava com 380 carros na cidade, foi reduzida para 300 no período da quarentena, segundo os dados divulgados pela Urbes. Agora, 313 veículos devem circular por dia no município, um aumento de 4,3%.
A redução no número de veículos foi reflexo da queda de passageiros e motivou reclamações dos usuários. Antes da pandemia, 170 mil pessoas utilizavam os ônibus em Sorocaba todos os dias. Com a quarentena, o número diário caiu para 40 mil, cerca de 76,5% a menos. Atualmente, a quantidade de passageiros mais do que dobrou, chegando a 86 mil por dia.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Edição – Cibelle Freitas.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…