Os hábitos de higiene adotados pelas pessoas diante da pandemia da Covid-19 têm tido impacto na queda dos casos de conjuntivite (inflamação da membrana transparente que recobre a região popularmente conhecida como branco do olho) e de doenças causadas pelos mais diversos vírus.
O cenário pode ser visto no Pronto-Socorro do Hospital Oftalmológico de Sorocaba que registrou uma queda de até 55% no número de atendimentos de casos da conjuntivite e de outras doenças oculares, agravadas pelo simples hábito de coçar os olhos, após o início da pandemia, como explica o médico oftalmologista Henrique Malaquias Possebom, que é coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Oftalmológico de Sorocaba.
Com a segunda onda, o número de casos de conjuntivite voltou a aumentar, o que pode indicar um relaxamento das pessoas com a higiene.
Segundo os médicos, lavar as mãos e evitar coçar os olhos ajudam muito na redução destes casos e são medidas que precisam ser praticadas por todos, mesmo quando a pandemia acabar.
As mesmas ações também têm ajudado na diminuição de outras doenças virais, segundo o médico Fábio Lorenzetti, coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba.
Ouça a reportagem de Caio Rossini!
O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…
O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…
Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…
Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…
A Marinha do Brasil (MB) informou hoje (9) que vai retomar as operações de mergulho…
Na noite de terça-feira (07), a Polícia Civil de Tietê, por meio do Setor de…