Os hábitos de higiene adotados pelas pessoas diante da pandemia da Covid-19 têm tido impacto na queda dos casos de conjuntivite (inflamação da membrana transparente que recobre a região popularmente conhecida como branco do olho) e de doenças causadas pelos mais diversos vírus.
O cenário pode ser visto no Pronto-Socorro do Hospital Oftalmológico de Sorocaba que registrou uma queda de até 55% no número de atendimentos de casos da conjuntivite e de outras doenças oculares, agravadas pelo simples hábito de coçar os olhos, após o início da pandemia, como explica o médico oftalmologista Henrique Malaquias Possebom, que é coordenador do Pronto-Socorro do Hospital Oftalmológico de Sorocaba.
Com a segunda onda, o número de casos de conjuntivite voltou a aumentar, o que pode indicar um relaxamento das pessoas com a higiene.
Segundo os médicos, lavar as mãos e evitar coçar os olhos ajudam muito na redução destes casos e são medidas que precisam ser praticadas por todos, mesmo quando a pandemia acabar.
As mesmas ações também têm ajudado na diminuição de outras doenças virais, segundo o médico Fábio Lorenzetti, coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba.
Ouça a reportagem de Caio Rossini!
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…