O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, cassou a decisão liminar que suspendeu a cobrança de tarifas de transportes públicos no Estado de São Paulo para passageiros com idades entre 60 e 64 anos.
Com isso, os usuários nesta faixa etária terão que pagar para usar o transporte público, como havia decidido o governo do estado de São Paulo em dezembro de 2020.
O desembargador derrubou a decisão da Justiça de São Paulo que havia suspendido na quinta-feira (7) o decreto publicado em 31 de dezembro pelo governador João Doria (PSDB), a pedido do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, em ação civil pública.
As novas medidas para a concessão de gratuidade no sistema de transporte público da capital paulista e o intermunicipal passarão por um período de transição neste mês e começam a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2021.
Segundo o presidente do TJ-SP, em sua decisão, a liminar cassada afastava “da administração pública seu legítimo juízo discricionário de conveniência e oportunidade de organização dos serviços públicos, o que inclui o transporte”.
O TJ-SP ainda complementa que “a extensão judicial da gratuidade tarifária a um conjunto tão amplo de pessoas pode afetar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, o que gerará despesas sem previsão orçamentária”.
Conforme o Estatuto do Idoso, está mantida a gratuidade nas passagens dos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM para as pessoas acima de 65 anos de idade. Este período de transição foi estabelecido para levar ao conhecimento e adaptação dos cidadãos.
Passageiros com menos de 65 anos que já possuem um cartão do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa deverão providenciar a substituição do seu cartão por um modelo do tipo comum durante o mês de janeiro, pois os cartões com a gratuidade serão cancelados em 1º de fevereiro para quem não completar a idade mínima necessária.
Com informações do Governo de SP
Edição – Alessandra Santos
Votorantim e Sorocaba firmaram uma carta de intenção para a criação da Aliança Intercidades, um…
O Governo de São Paulo reforçou nesta quinta-feira (09) a ajuda humanitária para o município…
O sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença…
O Grupo Planeta concluiu, em 2024, a implantação de uma tecnologia inédita na região, que…
Bairros inteiros nos arredores de Los Angeles foram devastados por incêndios que continuam fora de…
Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…