Categorias: Jornalismo

China registra 1ª morte por Covid após oito meses e equipe da OMS chega a Wuhan

A China registrou nesta quinta-feira (14) sua primeira morte por Covid-19 em oito meses. O primeiro caso da doença foi notificado no país há um ano, que havia praticamente erradicado a epidemia desde abril, graças ao controle dos movimentos da população, ao uso generalizado da máscara e ao rastreamento de contaminações pelo telefone celular.

Nos últimos meses, os contágios vêm aumentando na China, mesmo que em proporção bem menor do que em outros países. 

Nesta quinta-feira, as autoridades chineses anunciaram o pior balanço desde o mês de março de 2020. A maioria das novas contaminações foram notificadas em Hebei, a província em torno da capital, Pequim, com 81 novos doentes e onde a morte foi registrada.

O último caso fatal havia sido notificado em maio. Segundo o governo chinês, o número total de óbitos já totalizou 4.635 vítimas.

A notícia gerou milhões de reações na rede social Weibo, a mais utilizada no país, equivalente ao Twitter. “É chocante. Fazia tanto tempo que eu não tinha ouvido falar de morte na China”, escreveu um internauta, que espera rapidamente pelo fim da epidemia. Nos últimos dias, vários focos de contaminação apareceram no país. 

A província de Heilongjiang, perto da Rússia, decretou estado de emergência e seus 37,5 milhões de habitantes não podem deixar a região, para evitar aglomerações. Uma das cidades da província, Suihua, foi colocada em quarentena nesta segunda-feira. Os moradores devem ficar em casa e os transportes públicos foram suspensos. 

O aumento do número de casos de Covid-19 preocupa as autoridades com a chegada do Ano Novo chinês, que acontece, neste ano, no dia 12 de fevereiro e é marcado pela circulação intensa da população de uma região a outra. É pouco provável, entretanto, que o vírus se propague em grande escala, disse Feng Zijian, diretor-adjunto do Centro Nacional de Controle e Prevenção das Doenças.

Equipe da OMS chega à Wuhan

A equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) encarregada de investigar a origem do coronavírus chegou nesta quinta-feira à cidade chinesa de Wuhan, berço da epidemia. As imagens da chegada foram transmitidas ao vivo pela televisão pública CGTN.

Pequim busca descartar qualquer responsabilidade pela pandemia que já causou quase dois milhões de mortes no mundo. Prevista inicialmente para a semana passada, a viagem foi adiada no último minuto, por não ter todas as autorizações necessárias. Os especialistas terão de respeitar uma quarentena de duas semanas em território chinês.

A equipe é formada por 10 cientistas de diferentes nacionalidades e deverá durar entre cinco e seis semanas. O objetivo é explorar “todas as pistas”, “sem designar um culpado”, indicou Fabian Leendertz, do instituto Robert Koch, na Alemanha. “Trata-se de entender o que aconteceu para reduzir os riscos no futuro”, declarou.

Com informações da RFI.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

12 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

14 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

16 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás