Sorocaba deverá se tornar a primeira cidade do país a receber o projeto de Indústria 4.0, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Nesta semana, uma reunião definiu os rumos dessa iniciativa, que, para o entendimento de especialistas, é a saída para o Brasil recuperar os danos causados pela pandemia.
No Jornal das 5, de quinta-feira, o repórter André Fazano trouxe entrevista com o diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, que detalhou o projeto que está sendo desenvolvido com o objetivo de implantar na cidade o conceito de Indústria 4.0.
Tecnicamente, trata-se de uma nova revolução industrial baseada em evoluções tecnológicas que privilegiam a comunicação máquina a máquina; além de recursos da chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).
Por diversas vezes, no quadro Economia e Negócios, com o professor e economista Geraldo Almeida, o tema foi abordado pelo colunista que explica de forma didática a tendência tecnológica e a inovação.
Um dos principais erros para quem ainda não domina esse conceito é pensar que a tecnologia já evoluiu ao nível máximo na indústria.
Contudo, a inovação tecnológica tem mostrado que este campo é bem vasto e que muitas descobertas ainda podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e ajudar o país a deslanchar no segmento tecnológico.
Sorocaba e região têm uma planta muito bem consolidada com universidades e faculdades que servem de verdadeiros laboratórios para desenvolver o conhecimento.
No centro disso tudo, está o Parque Tecnológico de Sorocaba idealizado e inaugurado pelo então prefeito Vitor Lippi, atualmente deputado federal e que continua atuando nos braços da tecnologia e ciência.
No Parque Tecnológico da cidade, o espaço para a aplicação do conhecimento e desenvolvimento tecnológico e inovativo é o ideal para que Sorocaba emplaque de uma vez por todas nesse setor.
O Núcleo do Parque abriga a estrutura de gestão e administração do espaço, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções, com dois auditórios de 100 lugares e o outro com 500 lugares, e hall para exposições, além de uma ampla Área de Convivência com espaço para restaurante.
A estrutura está pronta e um dos principais fatores é o setor de incubação.
Muitas startups estão incubadas naquele espaço, onde seus membros atuam única e exclusivamente para desenvolver o conhecimento, elaborar projetos e aplicar conceitos que, de muito úteis, fizeram as incubadas acelerarem no mercado tecnológico com sua inovações ou criações.
Então, Sorocaba não tem do que reclamar quando se debate a questão tecnológica.
Com o programa de aceleração da Prefeitura de Sorocaba no Parque e os investimentos necessários para a operacionalização desse complexo, o prefeito Rodrigo Manga, assim como os então prefeitos Vitor Lippi e Renato Amary, pretende, finalmente, tornar Sorocaba uma Cidade Inteligente.
Com incentivos nas principais áreas de atuação: automobilística, energias renováveis, biomateriais, smart cities e economia criativa; o Parque Tecnológico está pronto para o futuro e para a Indústria 4.0.
A aplicação da internet das coisas, inteligência artificial, big data são características da Indústria 4.0 que podem ser encontradas facilmente no Parque Tecnológico de Sorocaba.
A contrapartida desse centro tecnológico sorocaba é justamente as parcerias com diversas instituições que permitem uma ajuda importante e necessária para o desenvolvimento da indústria de Sorocaba e região.
Como disse Nelson Cancellara, o diretor do Parque Tecnológico de Sorocaba, o prefeito Rodrigo Manga quer que o PTS volte a sua origem, que é criar, inovar e empreender para o povo de Sorocaba e região.
De fato, já passava da hora de o governo municipal investir no desenvolvimento do parque que, ao longo de seus poucos anos de existência, vem ajudando muitos empreendedores, microempresários e empresários a recolocar o vagão nos trilhos e seguir a evolução tecnológica, ou melhor, a evolução da vida.
Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…