O governo do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) a 18.ª reclassificação do Plano SP e a região de Sorocaba, com seus 48 municípios, seguirá na fase laranja. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) já havia adiantado a permanência nesta fase em suas redes sociais na manhã de hoje.
O anúncio foi adiantado do dia 5 de fevereiro para hoje como uma medida preventiva para preservar vidas no estado de São Paulo, segundo o governador João Doria. “Há uma indicação clara que a pandemia acentuou nesta segunda onda em São Paulo e a situação vem se agravando a cada semana”, afirma Doria.
As regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, São José do Rio Preto, Franca e Taubaté regrediram da fase amarela para a laranja. Assim como Sorocaba, a região de Registro e Presidente Prudente ficam no laranja e a região de Marília foi da etapa laranja para a vermelha, a mais restritiva do plano.
As demais áreas paulistas seguem na fase amarela, incluindo a capital e todo o litoral, e algumas regiões do interior.
Com a revisão de critérios anunciada no último dia 7, a comercialização de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h nas fases vermelha, amarela e laranja. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que a venda de bebidas poderá ser feita sem qualquer tipo de restrição.
Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
Recomendações
Diante do crescimento no número de casos, óbitos e internações, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, fez recomendações adicionais, como o controle em reuniões de trabalho para evitar aglomerações, com o limite de 25 pessoas com distanciamento de 1,5 m.
O governo também vai fazer trabalho de conscientização, por meio do cadastro da Defesa Civil, disparo de SMS alertando para o alto risco de contágio pelo coronavírus nesta segunda onda.
O governo também pode adotar o endurecimento das medidas restritivas em 43 cidades que estão em alerta sobre a alta ocupação das UTIs Covid.
Sorocaba está nesta lista com 80,1% de leitos ocupados das Terapias Intensivas por pacientes com Covid-19.
Também em nossa região estão em alerta as cidades de Itapetininga (87,6% de ocupação nas UTIs Covid), Porto Feliz (100%) e Tatuí (87,9%).
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, falou sobre o alerta a estes municípios e disse que se não houver o controle da pandemia nestas cidades, há a chance das localidades regredirem para a fase vermelha.
A recomendação é que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.
Vinholi anunciou mais 30 vagas de UTI para a região de Sorocaba.
O governador Doria disse que as cidades que não respeitarem a classificação do Plano São Paulo terão que responder à Justiça e ao Ministério Público.
As medidas do Plano São Paulo anunciadas hoje começam a valer na segunda-feira (18).
Ouça a reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…