O governo do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) a 18.ª reclassificação do Plano SP e a região de Sorocaba, com seus 48 municípios, seguirá na fase laranja. O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) já havia adiantado a permanência nesta fase em suas redes sociais na manhã de hoje.
O anúncio foi adiantado do dia 5 de fevereiro para hoje como uma medida preventiva para preservar vidas no estado de São Paulo, segundo o governador João Doria. “Há uma indicação clara que a pandemia acentuou nesta segunda onda em São Paulo e a situação vem se agravando a cada semana”, afirma Doria.
As regiões de Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba, São José do Rio Preto, Franca e Taubaté regrediram da fase amarela para a laranja. Assim como Sorocaba, a região de Registro e Presidente Prudente ficam no laranja e a região de Marília foi da etapa laranja para a vermelha, a mais restritiva do plano.
As demais áreas paulistas seguem na fase amarela, incluindo a capital e todo o litoral, e algumas regiões do interior.
Com a revisão de critérios anunciada no último dia 7, a comercialização de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h nas fases vermelha, amarela e laranja. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que a venda de bebidas poderá ser feita sem qualquer tipo de restrição.
Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
Recomendações
Diante do crescimento no número de casos, óbitos e internações, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, fez recomendações adicionais, como o controle em reuniões de trabalho para evitar aglomerações, com o limite de 25 pessoas com distanciamento de 1,5 m.
O governo também vai fazer trabalho de conscientização, por meio do cadastro da Defesa Civil, disparo de SMS alertando para o alto risco de contágio pelo coronavírus nesta segunda onda.
O governo também pode adotar o endurecimento das medidas restritivas em 43 cidades que estão em alerta sobre a alta ocupação das UTIs Covid.
Sorocaba está nesta lista com 80,1% de leitos ocupados das Terapias Intensivas por pacientes com Covid-19.
Também em nossa região estão em alerta as cidades de Itapetininga (87,6% de ocupação nas UTIs Covid), Porto Feliz (100%) e Tatuí (87,9%).
O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, falou sobre o alerta a estes municípios e disse que se não houver o controle da pandemia nestas cidades, há a chance das localidades regredirem para a fase vermelha.
A recomendação é que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares.
Vinholi anunciou mais 30 vagas de UTI para a região de Sorocaba.
O governador Doria disse que as cidades que não respeitarem a classificação do Plano São Paulo terão que responder à Justiça e ao Ministério Público.
As medidas do Plano São Paulo anunciadas hoje começam a valer na segunda-feira (18).
Ouça a reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…