A reunião extraordinária da diretoria colegiada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acontece neste domingo (17), a partir das 10h, e vai decidir sobre o uso emergencial das vacinas contra Covid-19 solicitados pela Fiocruz para o imunizante da AstraZeneca/Oxford e pelo Instituto Butantan, para a vacina Coronavac.
O encontro será transmitido ao vivo pela EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) e pelos canais digitais da Anvisa e deve durar 5 horas, segundo divulgado pelo órgão.
O uso emergencial é considerado um uso ainda experimental e por isso tem valor temporário, até que a vacina receba o registro definitivo no país.
Segundo a Anvisa, como se trata de uma autorização excepcional, uma norma definiu que a diretoria colegiada tomará a decisão final sobre a autorização. Essa decisão será baseada nos pareceres das áreas técnicas da Agência envolvidas na avaliação dos pedidos de uso emergencial.
A situação é diferente dos casos ordinários de registro de medicamentos e vacinas. Nesses casos, a decisão sobre o pedido de registro é feita pela própria área técnica.
A reunião contará com os cinco diretores da Anvisa e a decisão da diretoria é feita por maioria simples, ou seja, três votos a favor ou contra definem o resultado.
O encontro começa com a abertura da diretora relatora do tema, Meiruze Freitas. Depois, os especialistas fazem uma apresentação das análises técnicas de cada uma das vacinas.
Após os pareceres técnicos, a relatora lê o voto e na sequência serão conhecidos os posicionamentos dos diretores, que votam um a um, concordando ou discordando do voto da relatora.
O resultado será anunciado pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra, no final da reunião e a decisão sobre o uso emergencial, se for aprovada, passa a valer a partir do momento em que houver a comunicação oficial ao laboratório.
Com informações da Anvisa
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…