A cidade vai contar com mais vagas para que também motoristas por aplicativo façam o embarque e desembarque de seus passageiros com mais rapidez e segurança. A previsão é de que o novo sistema comece a operar no mês de fevereiro.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, na manhã desta terça-feira (19), durante reunião em seu gabinete com representantes da Associação dos Motoristas Autônomos de Aplicativos de Sorocaba e Região (Asmapp) e com um grupo de motoristas que utilizam essa ferramenta tecnológica.
O diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, e o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, também participaram da reunião e anunciaram que já está em elaboração o projeto que definirá como e onde essas vagas serão implantadas.
“Haverá mais comodidade para o motorista e para a população usuária dessa categoria de mobilidade urbana. Esse estudo já foi iniciado e a ideia é disponibilizar essas vagas em áreas públicas estratégicas, de maior demanda de usuários. Vamos, ainda, conversar com representantes de comércios, shoppings e outros estabelecimentos privados quanto à possibilidade de oferta de mais vagas”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.
O presidente Asmapp, Dario Aparecido de Oliveira, esteve acompanhado do diretor João Décio Miguel e informou que cerca de oito mil motoristas por aplicativos atuam em Sorocaba, realizando um total de 33 mil viagens, por dia. O número de passageiros transportados diariamente é de cerca de 450 mil.
“Sorocaba tem alguns estabelecimentos comerciais que já contam com local próprio para embarque e desembarque de passageiros atendidos pelo profissionais que trabalham com aplicativos. O objetivo é ampliar essas vagas, com o apoio do Poder Público”, destacou o motorista Deivid Lucena, ao lado dos colegas Cláudia Rosa e Renato Toledo, também presentes na reunião no Paço.
Outro ponto conversado durante a reunião na Prefeitura e que foi consenso entre as partes é a necessidade de regulamentação do transporte por aplicativos em Sorocaba, cumprindo todas as determinações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A administração municipal informou que o assunto será retomado e que novas reuniões entre a Urbes e os motoristas já estão programadas.
“Todos ganham com a regulamentação: o motorista, o usuário e o Poder Público. Trata-se de um setor que movimenta muito a economia, gera empregos e garante uma alternativa de transporte à população. Vamos discutir ainda melhorias na sinalização, em iluminação pública, a atualização de sistema de monitoramento por radar, entre outros pontos interessantes à categoria”, disse o presidente Asmapp.
O presidente da Urbes concorda e vai além. “É também mais segurança, pois é do nosso interesse que os prestadores do serviço tenham seus veículos com uma identificação visual padrão, até como forma de melhor fiscalizar, evitar abusos e a clandestinidade, sobretudo a atuação de motoristas que venham de longe. Estamos atentos a tudo isso”.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…