Categorias: Jornalismo

Deputados da região tem consenso sobre governo de SP rever aumento do ICMS

O Jornalismo da Cruzeiro FM ouviu os deputados estaduais e federais por Sorocaba sobre a opinião deles a respeito do aumento da alíquota do ICMS para veículos usados.

Hoje (21), lojistas do setor fizeram uma carreata pela cidade para protestar contra a decisão do governo do estado de São Paulo que elevou, na sexta-feira passada (15), a cobrança do imposto de 1,8% para 5,53%. A categoria quer que o governador João Doria cancele o aumento e justificam que inúmeras lojas podem fechar, com desemprego no setor, porque o negócio da venda de carros usados ficaria inviável.

O deputado estadual Carlos Cezar (PSB) disse que está indignado com a medida aplicada pelo governo paulista e espera que o aumento do tributo seja revisto como foi feito com o ICMS que seria reajustado para alimentos e medicamentos.

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), que é a base de apoio do governador, disse que o ajuste fiscal precisava ser feito por causa da pandemia, mas com o impacto direto na economia e no possível aumento do desemprego, é necessário que o aumento do ICMS seja revisto.

Já o deputado federal Jefferson Campos (PSB) afirmou que repudia esta postura do governo e pede que Doria reveja o aumento da alíquota para o setor de carros usados e outras áreas que também tem a carga tributária aumentada.

O deputado federal Capitão Derrite (PP) criticou o governador Doria na política de elevar tributos.

Ouvido pela reportagem da Cruzeiro FM, o deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que é do mesmo partido de Doria, destacou que os governos tem procurado fazer um equilíbrio fiscal principalmente após a pandemia, mas defende que as medidas devem ser revistas como no caso do corte dos recursos para as Santas Casas e o aumento do ICMS para veículos usados.

Um projeto de decreto legislativo para suspender a elevação do imposto deve ser apresentado pelo deputado estadual Danilo Balas (PSL), que alerta sobre os prejuízos que devem ser sentidos pelo setor automotivo e que muitas empresas podem sair do estado de São Paulo se a alíquota do imposto não for revista.

Ouça o que disse que cada deputado!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Advogado esclarece sobre condições para a troca de presentes

A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…

10 horas atrás

Editorial: Uma vida vale muito 27/12/2024

Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…

12 horas atrás

Flávio Amary: revisão do Plano Diretor é necessário para o crescimento organizado da cidade

O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…

12 horas atrás

PROGRAME-SE 27/12/2024

No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…

13 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 27/12/2024

O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…

14 horas atrás

Defesa Civil de SP alerta para fortes chuvas em todo estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo faz um alerta para fortes chuvas no…

14 horas atrás