Lojistas do setor de carros usados de Sorocaba realizam na manhã desta quinta-feira (21) o segundo protesto contra o aumento da alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O Governo do Estado determinou desde sexta-feira (15) que os setor pague alíquota de 5,5% sobre o valor de venda dos veículos usados. O porcentual anterior era de 1,8%. Em abril, a alíquota deverá ser reajustada para 3,9%.
Segundo o Estado, trata-se de medida para restabelecer o equilíbrio fiscal.
A concentração dos veículos começou durante a manhã no local onde ocorre o tradicional Feirão do Carro, na avenida Dom Aguirre. A carreata com buzinaço saiu às 9h e vai passar por várias vias da cidade até ser finalizada na pista de caminhada do Parque Campolim. Agentes de trânsito da Urbes acompanham o protesto.
O ato reúne cerca de 250 veículos e é maior que o primeiro, realizado em 9 de janeiro, e que contou com 200 carros. A manifestação deverá ocorrer em todo o Estado, sendo confirmada nas cidades de Campinas, Santos, Presidente Prudente e Ribeirão Preto, entre outras.
Segundo o governo de São Paulo, a medida é necessária para reequilibrar o orçamento devido às perdas de arrecadação com a pandemia do novo coronavírus. “O objetivo do ajuste fiscal é proporcionar ao Estado recursos para fazer frente às perdas causadas pela pandemia”, diz nota divulgada pelo governo estadual.
Sorocaba tem pelo menos 500 lojas de veículos usados, além de 20 concessionárias, que também atuam no ramo de usados, informa representantes do setor. A manifestação tem apoio da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
Os três deputados estaduais e os três federais que representam Sorocaba pedem que o governo Doria reveja com urgência o aumento do ICMS para os carros usados. Veja aqui a posição de cada parlamentar.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Cibelle Freitas
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…