O vereador Ítalo Moreira (PSC) entrou com uma representação no Ministério Público (MP) contra o aumento de ICMS, sugerido pelo Governador do Estado de São Paulo.
Desde o último dia 15 de janeiro, a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços passou para 5,53% nos veículos usados, o que representou uma alta de 207% sobre a anterior, de 1,8%. Para os novos, o aumento do imposto estadual foi de 12% para 13,3%, alta de 10,83%.
De acordo com o parlamentar “a tendência com esse aumento é de que o consumidor não aceite um valor menor pelo carro e acabe procurando uma venda particular, quebrando o setor”.
Na representação enviada ao MP, o vereador considera inconstitucional e ilegal a forma como o aumento de alíquota de ICMS foi feita, por meio de um Decreto do Executivo estadual.
Para Ítalo Moreira, “a Assembleia Legislativa jamais poderia delegar ao Governo de SP a atribuição que somente lhe cabe. Além disso, o tamanho do percentual de aumento contra os revendedores de carros, ao nosso ver, iguala-se a confisco, afetando, por consequência, agravada pela pandemia da COVID-19, o princípio da Capacidade Contributiva do empresário contribuinte, que, por óbvio, acabará fechando as portas, por ser impossível pagar a nova alíquota”, conclui o parlamentar.
Com informações da Câmara Municipal de Sorocaba.
Edição – André Fazano
Os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” podem participar, neste sábado (18), de…
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) será beneficiado com recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, provenientes…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para shows de samba, de graça, no Parque dos Espanhois;…
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento…
Um engavetamento com vários veículos interditou as duas faixas da rodovia José Ermírio de Moraes…
O Museu do Futebol acaba de lançar um edital de credenciamento para selecionar trabalhos artísticos…