O vereador Ítalo Moreira (PSC) entrou com uma representação no Ministério Público (MP) contra o aumento de ICMS, sugerido pelo Governador do Estado de São Paulo.
Desde o último dia 15 de janeiro, a alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços passou para 5,53% nos veículos usados, o que representou uma alta de 207% sobre a anterior, de 1,8%. Para os novos, o aumento do imposto estadual foi de 12% para 13,3%, alta de 10,83%.
De acordo com o parlamentar “a tendência com esse aumento é de que o consumidor não aceite um valor menor pelo carro e acabe procurando uma venda particular, quebrando o setor”.
Na representação enviada ao MP, o vereador considera inconstitucional e ilegal a forma como o aumento de alíquota de ICMS foi feita, por meio de um Decreto do Executivo estadual.
Para Ítalo Moreira, “a Assembleia Legislativa jamais poderia delegar ao Governo de SP a atribuição que somente lhe cabe. Além disso, o tamanho do percentual de aumento contra os revendedores de carros, ao nosso ver, iguala-se a confisco, afetando, por consequência, agravada pela pandemia da COVID-19, o princípio da Capacidade Contributiva do empresário contribuinte, que, por óbvio, acabará fechando as portas, por ser impossível pagar a nova alíquota”, conclui o parlamentar.
Com informações da Câmara Municipal de Sorocaba.
Edição – André Fazano
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…