A Prefeitura de Sorocaba realizou uma reunião emergencial, na manhã deste domingo (24), no Parque Tecnológico de Sorocaba, com prefeitos e representantes dos 16 municípios da Região Metropolitana, com o objetivo de realizar uma avaliação conjunta sobre a situação da pandemia na região
O intuito do encontro foi de unir forças para fortalecer a saúde regional e levar propostas conjuntas de flexibilização do Plano São Paulo ao governo do Estado, que atendam às necessidades da região.
Na oportunidade, também foi formada uma Comissão Especial da Região Metropolitana de Sorocaba, composta por sete prefeitos das cidades da região.
Além de Sorocaba, que lidera a comitiva, também fazem parte deste grupo Votorantim, Iperó, Ibiúna, Araçoiaba da Serra, Salto e Piedade. A ideia é levar as propostas debatidas neste domingo (24), para a reunião agendada pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, às 9h, em São Paulo, com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, nesta segunda-feira (25), na tentativa de evitar as restrições previstas na fase vermelha do Plano SP.
No encontro, foi formulado um conjunto de propostas que serão apresentadas ao Governo do Estado nesta segunda-feira, sendo: considerar nos índices regionais cinco novos leitos de UTI Covid já contratados e prontos para o atendimento na UPH Zona Leste de Sorocaba; ativar 20 leitos de UTI Covid no Hospital Regional Dr. Adib Domingos Jatene, por meio de um consórcio dos municípios da RMS; considerar a RMS nos critérios da fase laranja durante os dias de semana, no período das 6h às 20h e manter o comércio aberto oito horas por dia, com 40% de ocupação e seguindo todos os protocolos de saúde e segurança.
Estiveram presentes no encontro emergencial, além do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, os prefeitos: Rodrigo de Andrade, de Araçariguama; João Paulo Dantas Pinto, prefeito de Alambari; Geraldo Pinto de Camargo, de Piedade; Antônio Bimbão, de Alumínio; Dr. Quevedo, de Araçoiaba da Serra; Araldo Todesco, de Tapiraí: Fabíola Alves, de Votorantim; Léo Folim, de Iperó; Vlamir Sandei, de Tietê; Matheus Marum, de Salto de Pirapora; Guto Issa, de São Roque; Paulinho Sasaki, de Ibiúna e Laerte Sonsin Jr., de Salto.
Também marcaram presença, a secretária da Saúde, Sandra Fernandes, representando o prefeito Dinho, de Cesário Lange e Ana Paula Sampaio, vice-prefeita de Boituva.
De Sorocaba, além do prefeito, do vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, participaram os secretários da Saúde, Dr. Vinícius Rodrigues; de Governo, Samyra Toledo; de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo; Jurídica, Luciana Mendes; de Administração, Fausto Bussolo; de Comunicação, Fernanda Burattini e o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancelara.
Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba.
Edição – André Fazano
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…