Um aplicativo para telefone celular pode facilitar a identificação de quem for se vacinar contra a Covid-19 e ajudar a controlar quando e qual vacina tomar na segunda dose. É o Conecte SUS. Ele registra toda a trajetória de quem busca atendimento nas unidades do Sistema Único de Saúde e disponibiliza, entre outras ferramentas, a Carteira Nacional Digital de Vacinação.
A ferramenta já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e é muito fácil de usar. Depois de baixar, basta informar o número do Cartão Nacional de Saúde – também chamado de Cartão SUS – ou do CPF. Se você já tiver cadastro nos sites do governo federal, com o CPF, provavelmente poderá usar a mesma senha. Se não tiver, é só preencher o formulário.
O aplicativo promete ajudar tanto a gente quanto as equipes de saúde a lembrar qual vacina tomamos na primeira dose e quando devemos tomar a segunda dose, que deve ser da mesma vacina que a primeira dose.
Pelo Conecte SUS também é possível emitir uma versão digital do Cartão SUS, ver o histórico de atendimentos feitos na rede pública de saúde e verificar se falta alguma vacina, de acordo com a faixa etária. Tanto as unidades do sistema único de saúde quanto as clínicas privadas podem registrar no sistema do aplicativo as vacinas que cada pessoa tomou.
Ninguém é obrigado a se cadastrar no Conecte SUS para receber a vacina. Mas quem não fizer isso, vai precisar levar um documento com foto e o CPF na hora de receber cada dose.
Com informações da Agência Brasil.
Edição – Cibelle Freitas.
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…