Categorias: Jornalismo

Decretos regulamentam atividades em Votorantim na Fase Vermelha

A fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, a mais restritiva, já está valendo desde as 0h desta segunda-feira (25) em Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A prefeita Fabíola Alves assinou o decreto de adequação do município de acordo com a última atualização do Plano São Paulo, que colocou todos os 48 municípios da região de Sorocaba na fase vermelha. O anúncio da regressão de fase da região ocorreu na sexta-feira (22), pelo governo estadual. Neste domingo (24), a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB) fez o anúncio das medidas, durante coletiva de imprensa, em seu gabinete, às 10h.

Segundo o decreto municipal, com exceção dos serviços essenciais, fica suspenso o atendimento ao público de forma presencial, podendo, entretanto, que os demais serviços funcionem por meio de entregas (delivery), retirada, sistema drive-thru e agendamento prévio, desde que adotados todos os protocolos sanitários instituídos pelo Plano São Paulo.

O decreto informa ainda que são considerados atividades essenciais, podendo funcionar com atendimento presencial, seguindo todos os protocolos de saúde exigidos, os seguintes estabelecimentos: serviços de saúde (hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, laboratórios clínicos, óticas, estabelecimentos de saúde animal e afins); alimentação: supermercados, hipermercados, mercearias, açougues, padarias, lojas de conveniência e afins, sendo vedado o consumo no local); abastecimento: (produção agropecuária e industrial, transportadoras, armazéns, entrepostos, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, revendas de gás e água mineral e afins); logística: (locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte individual de passageiros, serviços de entrega, estacionamento e afins); serviços gerais: (lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários e lotéricos, serviços de call-center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos, bancas de jornais).

Também podem funcionar os seguintes serviços: segurança privada; meios de comunicação; construção civil e indústria, e atividades religiosas, de acordo com o protocolo do governo estadual a respeito, além de demais atividades reconhecidas como essenciais nos termos da legislação estadual e federal vigentes.

De acordo com o decreto, todos os estabelecimentos e atividades considerados essenciais deverão disponibilizar, gratuitamente, álcool em gel para uso de clientes, público em geral e funcionários e colaboradores, uso obrigatório de máscara, impedir aglomeração de pessoas, promover rigoroso controle de fluxo nos estabelecimentos, em casos de fila demarcar o espaço no chão com o distanciamento mínimo de 1,5 metros, promover frequente higienização do ambiente, entre outros protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para o combate à Covid-19.

Ainda segundo decreto municipal, não podem funcionar, de forma presencial, na fase vermelha em Votorantim os seguintes estabelecimentos: academias, centros de ginástica, cinemas, teatros e casas de espetáculos, e demais estabelecimentos dedicados a realização de festas, eventos e recepções, tais como buffet, clubes sociais e esportivos.

A Prefeitura de Votorantim informa que os proprietários dos comércios que não cumprirem as medidas do decreto municipal estarão sujeitos às penalidades previstas na lei municipal nº 1903/2006, e suas alterações posteriores, de acordo com o Código de Posturas Municipais.

O decreto informa também que as medidas são excepcionais e valem durante a vigência da fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo, no âmbito de Votorantim, enquanto a região de Sorocaba permanecer na fase mais restritiva. Uma nova avaliação do Plano São Paulo poderá ocorrer no dia 8 de fevereiro.

Atendimentos nos órgãos municipais

Outro decreto municipal da Prefeitura de Votorantim também altera horário e formas de atendimento nos setores públicos municipais, durante o período em que vigorar a atual fase vermelha.

De acordo com o documento, os protocolos a serem seguidos são os seguintes: agendamento por telefone, ou, e-mail, diretamente com a Secretaria, ou departamento; só será permitida a entrada de uma pessoa por vez para o atendimento, com exceção de quem, justificadamente, precisar de acompanhante.

Também serão realizados aferição de temperatura corporal, que não deve ultrapassar 37,5 º C, higienização das mãos com álcool gel 70º, antes do ingresso nas dependências do órgão e utilização de máscara facial cobrindo narinas e boca.

Do decreto constam, também, os horários de trabalho dos servidores municipais que ficam mantidos em dois períodos, alternadamente: um grupo das 8h às 13h e outro das 12h às 17h.

Não sofrem alteração de horário e funcionamento os serviços considerados essenciais como saúde, vigilância patrimonial, coleta de lixo, cemitério municipal, limpeza pública e segurança ou, que trabalham em regime de plantão.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

14 horas atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

15 horas atrás

Governo de SP lança projeto para a construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…

19 horas atrás

Trump é condenado por caso da atriz pornô, mas evita prisão

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…

2 dias atrás

Editorial: Vamos subir, Bentão! 10/01/2025

O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…

2 dias atrás

Delegado fala sobre novas ferramentas para melhorar o atendimento na PC

O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…

2 dias atrás