O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) convocou para o final da tarde desta sexta-feira (29) uma coletiva de imprensa no Paço Municipal para comentar sobre o avanço da região à fase laranja do Plano São Paulo, mudança que entra em vigor na segunda-feira (1.°).
Também estiveram no Paço Municipal os prefeitos de algumas cidades da região de Sorocaba como Araçariguama, Boituva, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Piedade, Salto, Salto de Pirapora, São Roque, Tapiraí e Votorantim.
Manga foi o principal articulador para que os dados da região, quanto ao número de leitos de UTI Covid, fossem revistos pelo governo do estado para a reclassificação da região em uma fase com menos restrições em relação à etapa vermelha que começou na última segunda-feira (25).
Ele destacou a importância da união dos prefeitos da região que pode-se caminhar nos cuidados à prevenção da Covid-19 com o desenvolvimento econômico da cidade e da região.
O prefeito relembrou como foi feita a recontagem de leitos e a disponibilização de sete respiradores para a abertura de mais vagas de UTI Covid e que os dados mais recentes não foram contabilizados pelo governo no estado na reclassificação do dia 22 de janeiro.
Ele também apresentou os dados sobre a diminuição de casos, óbitos e internações na região.
Manga quer também tratar com o governo do estado uma autorização para que os restaurantes possam abrir aos finais de semana, visto que o governo do estado de São Paulo determinou a fase vermelha para todo o estado nos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
O prefeito de Tapiraí, Araldo Todesco (PSB), afirmou que o avanço de fase foi uma vitória da Região Metropolitana de Sorocaba.
Já o prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki (PTB), disse que a prevenção à Covid-19 deve continuar com toda a força e celebrou a possibilidade dos comerciantes voltarem a trabalhar de forma presencial.
A união da região foi o principal destaque na opinião do prefeito Edson Marcusso, já que os prefeitos levaram a solução ao governo do estado.
Para a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves da Silva (PSDB), destacou que a luta dos prefeitos resultou no avanço de fase e que os cuidados com prevenção e o combate às aglomerações devem continuar.
Edição – Alessandra Santos
Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…
Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…
Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…
Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…
A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…