O governo de São Paulo anunciou hoje (29) que a região de Sorocaba avança para a fase laranja diante do aumento da capacidade hospitalar. Com mais leitos de UTI Covid, a região subiu de 11,8 para 12,6 leitos por 100 mil habitantes.
O índice da ocupação de leitos da região caiu para 72,4%, abaixo do teto de 80%, o que garante a saída dos 48 municípios da fase mais restritiva do plano.
A região de Presidente Prudente também avança da fase vermelha para a laranja e a região de Ribeirão Preto regride da laranja para a vermelha.
Com isso, 82% da população está na fase laranja e e 18% na fase vermelha.
A Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, disse há 69% de ocupação de leitos em todo o estado e houve melhora com redução no avanço do número de casos, internações e óbitos. Desta forma, há regiões que podem avançar para o amarelo, com um cenário melhor, retirando mais restrições na próxima semana.
A nova reclassificação será anunciada pelo governo paulista no dia 05 de fevereiro.
A secretária e o governador Doria pediram um esforço da população neste fim de semana para que evitem aglomerações para que haja o controle maior na transmissão dos casos.
O que é permitido na fase laranja
Na etapa laranja do Plano São Paulo, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
De segunda a sexta-feira, os comércios e serviços não essenciais devem fechar das 20h às 6h.
Para este fim de semana, o governo já havia anunciado que as regiões na fase laranja passariam à fase vermelha, apenas no sábado (30) e domingo (31), como forma de frear a circulação de pessoas. A medida foi aplicada já no fim de semana anterior e agora também será aplicada na região de Sorocaba.
As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial.
Posição da Prefeitura de Sorocaba
Ontem (28), o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, protocolou os dados que mostram o aumento de leitos de UTI Covid, na cidade e que atendem também os 48 municípios da região.
Manga afirmou que com o número de vagas abertas a mais, a região poderia avançar à fase laranja e disse que o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, havia se comprometido a enviar os dados ao Centro de Contingência do Coronavírus.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que uma coletiva de imprensa será realizada hoje (29), às 18h30, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Rodrigo Manga e de prefeitos da região. Eles vão tratar sobre reclassificação da região no Plano São Paulo para a fase laranja.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…