A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), recebe a partir desta segunda-feira (1º de fevereiro) as inscrições para o Casamento Comunitário On-line 2021. Nesta edição, a ação vai permitir que 300 casais de baixa renda da cidade oficializem a união de forma gratuita, sem a presença de convidados e com transmissão ao vivo.
Os interessados deverão se inscrever de forma on-line no site da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br), pelo link: https://formularios.sorocaba.sp.gov.br/casamento-comunitario/; no Fundo Social de Solidariedade, no 4º andar do Paço Municipal, ou nas Casas do Cidadão, ao longo deste mês de fevereiro.
“É com muita alegria que vamos realizar o Casamento Comunitário, que já é tradicional em Sorocaba. Sabemos que essa é a realização de um sonho para os casais e muitos não têm condições de arcar com as despesas de um casamento”, afirma a presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato. “Nesta edição, vamos oferecer 300 certidões, dando oportunidade a mais pessoas de celebrar esse momento tão especial de união. A celebração vai acontecer no final deste primeiro semestre, mantendo todos os protocolos de higiene e medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19”, completa.
Todos os casais deverão participar do curso de noivos, que está previsto para ser realizado no mês de maio. O dia e o local serão definidos. Já, a Cerimônia Ecumênica está prevista para o mês de junho e será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba, em razão da pandemia da Covid-19. A presença na cerimônia será exclusiva aos noivos.
A abertura das inscrições contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato; do vereador Cristiano Passos e sua esposa, Gil Passos; dos vereadores Dylan Dantas e Wanderley Diogo e secretários municipais. Participou como convidado de honra o casal Sebastião e Luciane Félix, que recebeu de presente da primeira-dama as fotos do seu casamento, realizado na edição de 2018 do Casamento Comunitário. O casal já vivia em união há 25 anos e teve a oportunidade de oficializar o casamento, na época.
Como se inscrever?
Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos para a inscrição: carteira de trabalho ou holerite atual para comprovação de renda, sendo que o valor total não poderá ultrapassar, na somatória dos noivos, o equivalente a três salários mínimos, ou seja, R$ 3.300; comprovante de endereço recente (pelo menos um dos noivos deve residir em Sorocaba) e o nome completo da mãe dos noivos. Após análise dos documentos, o encaminhamento para o cartório de referência deverá ser retirado no Fundo Social, em abril.
O FSS fica localizado no 4º andar do Paço Municipal (Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Além disso, será feito o credenciamento também nos dias 13 e 27 de fevereiro (sábados), das 8h às 12h. Os endereços e horários de funcionamento das Casas do Cidadão podem ser conferidos no site da Prefeitura, em: http://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/locais-das-casas-do-cidadao/.
O edital de chamamento foi publicado no Jornal do Município de Sorocaba da última sexta-feira (dia 29) e pode ser conferido no link: http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/jornal/. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Ouça os detalhes na reportagem de Caio Rossini!
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
A classificação geral, que inclui o resultado das provas de aptidão, do processo seletivo das…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (9) a realização…
A Prefeitura de Sorocaba promove, na próxima quarta-feira (15), às 13h, a contação de história…
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…