O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, (Republicanos), concedeu entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (4) para anunciar o cronograma da volta às aulas na rede municipal e sua intenção de comprar 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 para acelerar a vacinação na cidade com a inclusão dos profissionais da Educação.
Segundo o chefe do Executivo, já foram encaminhados ofícios ao Instituto Butantan e à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com a intenção do município em adquirir os imunizantes.
Ele afirmou que na próxima segunda-feira (8) irá a Brasília e fará gestões junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre esta proposta.
A ideia é que os profissionais da Educação, das redes pública e particular, sejam incluídos no grupo prioritário e sejam vacinados com estas doses que o município planeja adquirir.
O Secretário Municipal da Saúde, Vinicius Rodrigues, disse que a estimativa de gasto é de R$ 180 mil para vacinar todos os profissionais da Educação, com base no preço da vacina de Oxford, que foi adquirida pelo governo federal.
Ele explicou que a ideia é unir municípios que têm o mesmo interesse, em imunizar professores e funcionários de escolas, e realizar uma compra conjunta para ter um preço melhor. A Prefeitura de Barueri também já manifestou interesse na compra dos imunizantes.
Volta às aulas
Sobre o retorno às aulas, o Secretário Municipal de Educação, Márcio Carrara, disse que o ensino municipal retorna na próxima segunda-feira (8) de forma remota.
Em março, em uma data ainda a ser definida, as aulas presenciais serão retomadas, respeitando as regras do Plano São Paulo quanto ao percentual de alunos em cada classe e de forma segura.
Como nem todos os alunos poderão voltar no presencial, o ensino híbrido será aplicado e a prefeitura deve fechar parcerias com plataformas educacionais para fornecer o conteúdo com qualidade aos alunos.
De acordo com o secretário, o planejamento para a volta das escolas da rede municipal de Sorocaba foi elaborado por um comitê intersetorial e foram indicados três pontos principais para o retorno: protocolo de saúde para serem aplicados nas escolas, compra de insumos para a proteção dos profissionais e a convocação dos aprovados no último concurso público para começar a suprir a grande defasagem de profissionais na rede.
Edição – Alessandra Santos
Os hemocentros de todo o país estão com os estoques de sangue baixos e, no…
Um Porsche Cayman amarelo com valor inicial de R$ 57.300 e uma BMW preta com…
O Corpo de Bombeiros de São Paulo tem atuado para garantir a segurança dos banhistas…
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, participou do Jornal da Cruzeiro nesta quarta-feira (8). Ele…
No PROGRAME-SE desta quarta-feira destaque para a Feira de Artesanato de Sorocaba que acontece na…
O Sebrae-SP prorrogou as inscrições para bolsistas do Programa ALI – Agentes Locais de Inovação…