O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, (Republicanos), concedeu entrevista coletiva no início da tarde desta quinta-feira (4) para anunciar o cronograma da volta às aulas na rede municipal e sua intenção de comprar 100 mil doses da vacina contra a Covid-19 para acelerar a vacinação na cidade com a inclusão dos profissionais da Educação.
Segundo o chefe do Executivo, já foram encaminhados ofícios ao Instituto Butantan e à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) com a intenção do município em adquirir os imunizantes.
Ele afirmou que na próxima segunda-feira (8) irá a Brasília e fará gestões junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre esta proposta.
A ideia é que os profissionais da Educação, das redes pública e particular, sejam incluídos no grupo prioritário e sejam vacinados com estas doses que o município planeja adquirir.
O Secretário Municipal da Saúde, Vinicius Rodrigues, disse que a estimativa de gasto é de R$ 180 mil para vacinar todos os profissionais da Educação, com base no preço da vacina de Oxford, que foi adquirida pelo governo federal.
Ele explicou que a ideia é unir municípios que têm o mesmo interesse, em imunizar professores e funcionários de escolas, e realizar uma compra conjunta para ter um preço melhor. A Prefeitura de Barueri também já manifestou interesse na compra dos imunizantes.
Volta às aulas
Sobre o retorno às aulas, o Secretário Municipal de Educação, Márcio Carrara, disse que o ensino municipal retorna na próxima segunda-feira (8) de forma remota.
Em março, em uma data ainda a ser definida, as aulas presenciais serão retomadas, respeitando as regras do Plano São Paulo quanto ao percentual de alunos em cada classe e de forma segura.
Como nem todos os alunos poderão voltar no presencial, o ensino híbrido será aplicado e a prefeitura deve fechar parcerias com plataformas educacionais para fornecer o conteúdo com qualidade aos alunos.
De acordo com o secretário, o planejamento para a volta das escolas da rede municipal de Sorocaba foi elaborado por um comitê intersetorial e foram indicados três pontos principais para o retorno: protocolo de saúde para serem aplicados nas escolas, compra de insumos para a proteção dos profissionais e a convocação dos aprovados no último concurso público para começar a suprir a grande defasagem de profissionais na rede.
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…