O Cemitério da Saudade, no bairro Além Linha, ficará sem receber visitação temporariamente, entre segunda (8) e terça-feira (9), para a realização do serviço de dedetização no local.
A ação foi motivada pela visita do prefeito Rodrigo Manga, durante o projeto “Prefeitura no seu Bairro”, na Vila Carvalho, na tarde de sexta-feira (5).
O casal de moradores Zélia e Heitor Freire alertou sobre o surgimento de escorpiões, a partir do Cemitério da Saudade, que têm invadido as casas nos arredores.
O prefeito atendeu prontamente o casal e solicitou à equipe de Prefeitura o serviço de dedetização. É importante destacar que esse procedimento não agride nenhum animalzinho doméstico ou o ser humano.
Uma equipe da Secretaria de Cidadania (Secid) dará abertura aos trabalhos, abordando as pessoas em situação de rua que por lá estiverem para deixar o local, para a própria segurança deles. Havendo pessoas nessas condições, a Secid fará uma triagem para encaminhá-las aos locais de serviços de atendimento que a Prefeitura oferece.
Para o controle de escorpiões, ações devem ser feitas, com o intuito de reduzir os abrigos desses animais e seu principal alimento, a barata. Sem abrigo e sem alimento, a infestação naturalmente reduz.
A dedetização no cemitério tem o objetivo de reduzir o fluxo de baratas, que são o alimento dos escorpiões. Uma vez que a aplicação de veneno para o escorpião não é indicada pelo Ministério da Saúde.
Os escorpiões possuem mecanismos de adaptação, que impedem o seu contato com o veneno, reduzindo sua ação – eles podem ficar sem respirar por semanas, escondidos, pois conseguem sentir a presença de produtos químicos e venenos, fugindo deles.
A Secretaria de Saúde (SES) solicita aos munícipes da região do cemitério que fiquem atentos em suas residências nesta próxima semana, pois a ação poderá desalojar alguns escorpiões, portanto será necessário:
– colocar rodinhos ou espumas em todas as portas, para evitar a entrada dos escorpiões na residência;
– afastar todos os móveis um palmo da parede, para que não subam neles e haja acidentes;
– verificar roupas e calçados antes de usá-los, batendo-os com força para desprender, se tiver algum escorpião;
– não deixar roupas, calçados, tapetes, toalhas no chão, para que os animais não usem de esconderijo;
– não deixar a roupa de cama encostar no chão, para que o escorpião não possa subir na cama;
– usar tampas estilo “abre e fecha” em todos ralos e mantê-los fechados, quando não estiver usando;
– tampar todos os ralos de pias e tanques;
– telar janelas e vedar todas as frestas existentes;
– tampar bem todos os interruptores;
Para evitar abrigos dos escorpiões e as baratas, é preciso manter sempre as lixeiras tampadas, com o lixo dentro de sacos plásticos fechados, e remover qualquer material inservível e entulhos do imóvel.
Caso algum munícipe seja picado por escorpião, a SES orienta que procure atendimento médico imediato nas unidades de saúde. Nestas unidades, o médico avaliará o paciente e definirá a conduta de tratamento. Caso o paciente necessite de soro antiescorpiônico, ele será referenciado ao CHS.
Caso necessite eliminar um animal peçonhento, utilize ação mecânica (objeto), sempre tomando cuidado de manter distância entre sua a mão e o animal. Esses animais somente picam quando são tocados e se sentem ameaçados.
A Prefeitura de Sorocaba informa que denúncias sobre escorpiões podem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ou, ainda, em uma das Casas do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…