Hoje, 7 de fevereiro, completam-se 40 anos da chamada “Noite do Beijo”, manifestação organizada por estudantes secundaristas sorocabanos em 1981, em pleno regime militar, contra a portaria do juiz substituto da comarca de Sorocaba, Manuel Moralles, que proibiu o beijo entre casais em público. O ato aconteceu na praça Coronel Fernando Prestes, reuniu mais de 5 mil pessoas e ficou mundialmente conhecido por causa do conteúdo inusitado da portaria e da repressão policial ocorrida para dispersar os manifestantes.
Para recordar o importante acontecimento histórico e debater os enfrentamentos sociais de ontem e de hoje, os organizadores da “Noite do Beijo” e grupos de jovens da cidade irão realizar às 19h o bate-papo virtual “Noite do Beijo: um protesto 40 anos depois”, na página da Noite do Beijo no Facebook (https://www.facebook.com/noitedobeijo).
A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados. Segundo os organizadores, o bate-papo será dinâmico e irá trazer detalhes do que ocorreu na Noite do Beijo, para que as pessoas tenham conhecimento dessa parte da história de Sorocaba — além de relacionar temas importantes para a juventude na atualidade, como educação sexual e militarização das escolas públicas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…