O “vacinagate”, nome dado ao escândalo envolvendo personalidades do Peru, suscitou uma onda de indignação no país. Em plena epidemia, os peruanos descobriram, neste domingo (14), que vários representantes do governo conseguiram se vacinar discretamente, quando o imunizante ainda não estava nem mesmo disponível para o público.
A ministra das Relações Exteriores peruana, Elizabeth Astete, anunciou sua demissão neste domingo, depois de ter reconhecido que furar a fila da vacinação, antes do início da campanha, em janeiro, foi “um erro grave”. A demissão foi aceita pelo presidente interino Francisco Sagasti, que disse estar “indignado e furioso.”
A chefe da diplomacia peruana foi a segunda ministra a pedir demissão. Na sexta-feira (12), o ex-presidente Martin Vizcarra declarou que ele e sua família conseguiram se vacinar no mês de outubro, pouco antes de sua destituição do Parlamento.
Na época ele argumentou que teria participado dos testes clínicos, o que foi desmentido pela universidade encarregada dos estudos do imunizante do laboratório chinês Sinopharm. De acordo com a imprensa peruana, o ex-chefe de Estado teria sido vacinado antecipadamente. Duas mil doses foram fornecidas pelo laboratório para a imunização dos profissionais da saúde encarregados dos testes clínicos.
Um inquérito foi aberto para esclarecer o caso. O presidente peruano também assegurou que todos os funcionários envolvidos seriam demitidos.
O Peru atravessa uma grave crise sanitária, com hospitais saturados e falta de oxigênio. O país recebeu, até agora, apenas um milhão de doses da vacina chinesa e lançou sua campanha na última terça-feira (9), com prioridade para os profissionais da saúde.
Com informações da RFI.
Edição – Cibelle Freitas.
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…