Categorias: Jornalismo

Casal de Sorocaba que contraiu variante da Covid-19 não transmite mais o vírus, informa Saúde

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sorocaba informou nesta terça-feira (16) que os moradores que tiveram a variante britânica do novo coronavírus não transmitem mais o vírus. O Governo de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (15) o registro de sete casos da nova cepa no Estado, sendo dois em Sorocaba e cinco na Capital.

Segundo a prefeitura, os dois pacientes (um casal) são monitorados pela Vigilância Epidemiológica desde o dia 29 de dezembro. Para a secretaria municipal, os casos ainda são tratados como suspeitos já que, até o momento, o Estado ainda não teria confirmado oficialmente a presença da variante britânica da Covid-19 em Sorocaba. A nota reforça que “ambos não transmitem mais a doença”.

De acordo com o Estado, a confirmação de novas variantes ocorre por meio de sequenciamento genético, além da investigação epidemiológica dos casos, como históricos de viagens e contatos. “Até o momento, não há comprovações científicas de que sejam variantes mais transmissíveis ou provoquem quadros mais graves, nem evidências referentes à capacidade de resposta imune das vacinas disponíveis. Pesquisadores em todo o mundo estudam o comportamento da pandemia e as mutações do vírus SARS-CoV-2”, pondera a pasta.

Um estudo realizado pelo governo do Reino Unido, entretanto, mostrou que a nova variante da Covid-19 pode ser mais mortal que outras cepas do vírus. Além de mais contagiosa, a nova mutação possivelmente está relacionada ao maior risco de mortes e hospitalizações, segundo a pesquisa.

O Cruzeiro do Sul questionou a Secretaria de Saúde do Estado no final de janeiro sobre as primeiras informações da circulação de uma possível nova variante em Sorocaba. Em resposta, a pasta afirmou que qualquer situação nesse sentido seria informada em material divulgado à imprensa ou nas coletivas realizadas pelo Estado. A confirmação só veio nesta segunda-feira (15) após novo questionamento da reportagem.

Na manhã desta terça (16), o Cruzeiro do Sul questionou novamente a Secretaria Estadual e aguarda retorno sobre a não notificação do caso para a Secretaria Municipal, além das datas – já que o caso é acompanhado desde dezembro.

A Secretaria da Saúde de São Paulo também registrou em todo o Estado, até esta segunda-feira, 25 casos de Covid-19 da variante de Manaus. Foram registrados nove casos na Capital; três em Jaú; um de Águas de Lindóia e 12 em Araraquara.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul (reportagem Jomar Bellini e Marcel Scinocca)

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Campanha “Novembro Azul” é destaque para a BRT Sorocaba

Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…

2 horas atrás

Prefeito reeleito em Iperó segue com planejamento e novas ações

Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…

2 horas atrás

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

2 horas atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

3 horas atrás

Vereador eleito Alexandre da Horta é entrevistado no Jornal da Cruzeiro

O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…

3 horas atrás

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

3 horas atrás