O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, acompanhou nesta segunda-feira (22) a retomada das aulas presenciais na cidade de Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba.
No município, até 20% dos alunos matriculados no ensino fundamental foram autorizados pela Prefeitura a retomar as atividades presenciais, diariamente, a partir desta segunda.
“Hoje nós reabrimos as escolas, tudo aconteceu dentro do planejado ao longo desses dias, estamos seguindo todos os protocolos à risca. Visitamos uma escola no Bairro dos Correas e ouvi de uma criança que estava feliz de estar de volta à escola, junto com os amigos e professora. Foi motivo de muita alegria”, disse o prefeito de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho.
Rossieli visitou a Escola Municipal Padre Giorgio e em seguida passou pela Escola Estadual Professora Dímpina Rocha Lopes. O secretário afirmou que a retomada das atividades presenciais é um passo muito importante, especialmente para a educação infantil.
“As crianças falam do sentimento da falta que faz a escola, a convivência com os amigos, a relação com o professor. A prefeitura também trabalhou e enviou materiais [para os alunos], mas isso não substitui a presença do professor. É muito bom viver esse momento e voltar, gradativamente, e com segurança, cumprindo os protocolos”, disse Soares.
O secretário reforçou que os casos confirmados de Covid-19 na rede estadual aconteceram quando houve “quebra de protocolo.”
Funcionários da escola estadual Professora Maria Paula Ramalho Dias testaram testado positivo para o novo coronavírus dias antes da retomada das aulas, marcada pelo estado para o dia 8 de fevereiro. A unidade escolar ficou fechada e as aulas foram feitas de forma online.
“A escola não é um ambiente isolado, as crianças e os professores voltam para suas casas depois das aulas. Hoje 70% dos pais manifestaram interesse em que os filhos voltem às aulas, e estão vendo com tranquilidade esse retorno. Estamos num processo de aprendizado com as famílias.”
O município de Piedade possui dez escolas estaduais e 4.301 alunos.
Com informações da Secretaria Estadual da Educação
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…