Nesta terça-feira (23), foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o projeto de lei do deputado estadual Rodrigo Moraes (DEM) que estabelece algumas mudanças na emissão das contas de energia.
A partir de agora as empresas concessionárias e permissionárias prestadoras de serviço público de energia elétrica no Estado de São Paulo terão que demonstrar detalhadamente na fatura de energia os dados relativos à leitura e ao consumo, além de detalharem os indicadores de qualidade de fornecimento, se houve interrupção de energia, assim como os encargos setoriais e aos impostos incidentes.
O projeto prevê também a proibição das empresas de energia vincularem a prestação de outro serviço ou produto a ser cobrado na conta de luz dos consumidores residenciais com um único código de barra. Ou seja, o consumidor poderá pagar exclusivamente pelos serviços com um código de barra específico do consumo.
Com esta mudança, o consumidor poderá autorizar a cobrança de outros serviços na conta de luz, somente com a disponibilização de um código de barras específico para a finalidade: doações para entidades filantrópicas, assistenciais, cartões de descontos e, ou seguros.
Para o deputado Rodrigo Moraes, esse projeto prevê transparência e segurança aos consumidores. “Não podemos pagar por algo que nem sabemos quanto está custando”, finaliza o parlamentar.
Edição – Alessandra Santos
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…