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Editorial: Por um pedal mais seguro (26/02/2021)

Nesta semana, o trágico acidente que ceifou a vida do fisioterapeuta Rodrigo Ibanes Gomes, de 36 anos, na rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho, despertou a atenção das autoridades e mobilizou grupos de ciclistas preocupados com a questão da segurança de quem pedala em meio ao trânsito pesado na cidade.

O jovem ciclista, experiente no pedal por ter participado de várias competições do estilo speed, era bastante conhecido entre os esportistas sorocabanos, como o piloto de Stock Car Átila Abreu.

Rodrigo Ibanes foi atropelado com sua bicicleta quando cruzava um acesso na rodovia para uma área urbana, alguns metros à frente da entrada para o bairro Aparecidinha, em Sorocaba.

Ele chegou a ser socorrido por uma equipe de resgate da concessionária ViaOeste no Hospital Regional em estado grave.

O acidente aconteceu na manhã de terça-feira e, segundo a administradora da Castelinho, o automóvel e o ciclista colidiram-se num movimento transversal.

Caso semelhante ocorreu com o coronel reformado da Polícia Militar e atual secretário municipal de Segurança Urbana de Sorocaba, Vítor Gusmão.

O oficial da reserva é ciclista e pedala praticamente todos os dias e, ao trafegar pela Castelinho, em outra ocasião, acabou sendo colhido por um automóvel quando cruzava uma alça de acesso para a zona urbana da cidade.

Situações como esta são recorrentes, principalmente entre os ciclistas de alto-rendimento que, com frequência, utilizam os acostamentos e a própria pista para treinarem velocidade.

Sorocaba é referência e está entre as principais cidades brasileiras como modelo de gestão no quesito ciclovia.

Durante a gestão do então prefeito Vitor Lippi, atualmente deputado federal pela região de Sorocaba, lá em meados de 2005, a primeira ciclovia da cidade foi inaugurada e, a partir de então, não parou mais de crescer, bem como o número de ciclistas.

Conforme explicou Renato Campestrini, especialista em trânsito e colunista do quadro Mobilidade Urbana, da Cruzeiro FM, a legislação no Código de Trânsito Brasileiro, conhecido pela sigla CTB, considera a bicicleta como um veículo, porém, movido à propulsão humana.

E por ser veículo, deve seguir as mesmas normas e regras para o bom convívio no trânsito, de maneira segura e cordial.

No entanto, a legislação sobre direitos e deveres dos ciclistas não traz um capítulo muito amplo.

Assim, infrações de trânsito com a bicicleta são comuns todos os dias, como pedalar pela calçada, na contramão e sem respeitar o sinal vermelho.

Como veículo, o ciclista que a conduz tem de cumprir as mesmas normas previstas aos veículos motorizados.

Contudo, ao mesmo tempo em que Sorocaba é referência em ciclovias, ciclofaixas, no sistema integrabike que complementa o transporte coletivo da cidade, é também falha na fiscalização.

O fato de as bicicletas não serem emplacadas e o baixo volume de servidores públicos que atuam no setor do trânsito, mesmo tendo uma empresa pública, a Urbes, exclusiva para o sistema, a abordagem de ciclistas que cometem infrações e estão sujeitos a multas previstas no CTB torna-se falha.

Sem penalizações ou punições e a falta de educação no trânsito, no sentido de formação de ciclistas, os acidentes passam a ser mais prováveis.

A Urbes, preocupada com o sistema, mantém em sua estrutura um setor específico para a formação e educação do ciclista.

Aos finais de semana, por exemplo, equipes da empresa pública vão ao Parque das Águas para desenvolver as aulas da Escola do Pedala, que ensina pessoas a andarem de bicicleta.

Apesar de já existir há quase dez anos, a Escola do Pedala, criada em maio de 2011 para incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte, ainda não conseguiu atingir um número considerado de ciclistas.

No entanto, esta não pode nem deve ser a única opção para o aperfeiçoamento dos ciclistas, há que se promover outras ações importantes e necessárias para a educação desse grupo.

Capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras, por exemplo, são equipamentos de segurança recomendáveis para o ciclista.

De qualquer forma, Sorocaba foi ousada e investiu nesse segmento, mas é preciso fazer mais para garantir a segurança dos sorocabanos que optam pelo uso da bicicleta para o trabalho, esporte ou lazer.

Essa prática esportiva é saudável, portanto precisa ser praticada de maneira preventiva e segura.

Cruzeiro FM, número um em Jornalismo!!!

Cibelle Freitas
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