A Prefeitura de Sorocaba definiu o dia 29 de março a data de início da retomada das aulas presenciais dos alunos da rede municipal de ensino neste ano letivo de 2021. Respeitando as regras do Plano São Paulo, o retorno será escalonado, com até 35% da capacidade da sala de aula, em esquema de revezamento.
Seguindo o calendário letivo, as aulas já começaram no dia 8 de fevereiro, de maneira remota, segundo o modelo de Atividades Não Presenciais (ANP) e mantendo o canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades.
O secretário da Educação, Márcio Carrara, explica que a volta das atividades presenciais dos estudantes será feita de maneira gradual, conciliando com as atividades remotas. “Estamos seguindo as orientações do Plano São Paulo e adotando todos os protocolos sanitários definidos para receber alunos, professores e demais profissionais da educação com toda segurança”, afirma o secretário.
Referente aos cuidados sanitários, a Sedu está realizando a compra e obtendo importantes doações da iniciativa privada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), placas e faixas para sinalizar e preparar todos os ambientes das escolas, adequando os espaços para o retorno das aulas.
Conforme a determinação do Ministério da Educação (MEC), os estudantes do Ensino Fundamental precisam cumprir 200 dias e 800 horas de carga horária letiva. Para cumprir o calendário letivo estabelecido pelo MEC, será utilizado o sistema híbrido, com aulas presencias e remotas.
Um Comitê Intersetorial elaborou as estratégias para retorno das aulas no ambiente escolar e produziu um cronograma de ações para minimizar os riscos de contágio pela Covid-19. O Comitê é composto por técnicos da Secretaria da Educação (Sedu), representantes da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde (SES), membros do Conselho Municipal de Educação (CMESO), da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), supervisores de ensino, diretores de escola, orientadores pedagógicos e profissionais da Urbes – Trânsito e Transporte.
Uma pesquisa também foi realizada junto aos pais e responsáveis dos alunos, para verificar as famílias que pretendem enviar seus filhos às aulas presenciais neste momento, podendo, dessa forma, adequar tudo da melhor maneira.
A Secretaria da Educação ainda trabalha na viabilização de recursos tecnológicos para auxiliar as escolas e os estudantes nesse novo modelo híbrido (presencial e à distância) de ensino.
Em paralelo ao planejamento de retomada das aulas presenciais, as escolas que necessitam de serviços de manutenção já estão recebendo os reparos. Além disso, foi identificado que quatro unidades escolares requerem reformas de maior porte, o que já está sendo licitado para execução do serviço.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
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