As agências bancárias vão restringir a entrada de clientes em todo o estado de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (8). A orientação é atender presencialmente apenas casos indispensáveis para evitar aglomerações em ambientes fechados.
O anúncio foi feito pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) depois do aumento do número de casos de Covid-19. A restrição vale durante o período da fase vermelha, que vai até o dia 19 de março.
A instituição também informou que os funcionários dos bancos estarão encarregados de decidir à respeito dos casos que deverão ou não serem atendidos.
O clientes pertencentes ao grupo de risco (maiores de 60 anos e gestantes) terão um horário de exclusividade: das 9h às 10h. Os demais clientes serão atendidos entre 10h e 15h.
A Febraban pede que os clientes e o público em geral evitem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias do estado de São Paulo e utilizem os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.
O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) estão disponíveis praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário
Cuidados de higienização
Os bancos deverão assegurar aos bancários equipamentos de proteção contra o Covid-19, além da testagem de detecção do vírus. Toda a rede bancária também terá que reforçar a sinalização das agências, indicando a necessidade de afastamento social, higienização e uso de máscaras de clientes e funcionários.
Caso seja confirmado algum caso de contaminação, as agências deverão passar por um novo processo de higienização.
Além disso, todas as reuniões presenciais com clientes, agendamentos de visitas externas ou quaisquer contatos fora das agências também estarão temporariamente suspensos.
A rede bancária também reforçará a sinalização das agências, indicando a necessidade de afastamento social, higienização e uso de máscaras.
A Febraban reforça a orientação sobre a organização de filas no autoatendimento e nas áreas externas das agências. Elas incluem checagem das marcações feita nas calçadas com no mínimo 1,5 metro de distância entre as pessoas e ações coordenadas com as forças de segurança locais para cumprimento das medidas de conscientização e redução das aglomerações.
Com informações do Portal R7 e Febraban
Edição – Alessandra Santos
Com 23 votos a favor e 2 contra os vereadores de Sorocaba aprovaram, nesta sexta-feira…
O ano de 2025 começou, e agora? O que podemos esperar da economia, da política,…
O médico Francisco Antônio Fernandes foi entrevistado do Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (3). Ele,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para a exposição de artes em Itu; tem atividades gratuitas…
O Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (3) entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba,…
No primeiro programa do ano, o advogado e especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato…