O governador João Doria não anunciou nenhuma nova restrição em relação a atual fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva, em que está todo o Estado de São Paulo. Na fase vermelha podem funcionar somente as atividades consideradas essenciais.
Havia uma expectativa de que o governador anunciasse medidas ainda mais restritivas, como a chamada fase roxa, por conta do aumento dos casos de Covid-19 em todo o Estado, além do possível fechamento de escolas.
Durante a entrevista coletiva desta quarta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes, sobre informações do combate ao coronavírus, o governo estadual manteve as atuais medidas restritivas da fase vermelha que estão em vigor desde o último dia 6 de março e vão até o dia 19 de março.
O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, disse que o comitê estuda várias medidas para propor ao governo paulista e que a aplicação depende da evolução da pandemia, mas não descarta que novas regras mais rígidas possam ser sugeridas pelo órgão e aceitas pela equipe de Doria nas próximas semanas.
Novos leitos
O governo estadual também anunciou nesta quarta a implantação de mais 338 leitos no decorrer de março para atender casos graves de Covid-19 em diferentes regiões do Estado. O objetivo é garantir atendimento aos pacientes graves e fortalecer a rede para enfrentar a elevação das taxas de ocupação no SUS de São Paulo.
“Este é o terceiro anúncio de abertura de novos leitos que fazemos em menos de duas semanas. Percebam a gravidade e a evolução rápida do vírus em São Paulo e em todo o Brasil. Em duas semanas, São Paulo anunciou 1.118 novos leitos hospitalares, sendo 676 leitos de UTI. Todos estarão operando neste mês de março”, disse Doria.
O número contabiliza 171 leitos de enfermaria e 167 de Terapia Intensiva em hospitais estaduais, municipais e vinculados ao SUS, como Santas Casas e serviços filantrópicos.
Outros 500 novos leitos também foram anunciados no dia 3 de março, incluindo 339 de UTI e 161 clínicos, também com ativação neste mês. O governo ainda ativará 11 hospitais de campanha que totalizarão mais 280 leitos – 140 de cada tipo.
Com todas essas medidas, serão 1.118 leitos novos no SUS de SP. A ampliação anunciada hoje ocorrerá em hospitais da Grande São Paulo, Bauru, Marília, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Antes da epidemia, São Paulo contava com 3,5 mil leitos de UTI e, até abril, terá 9,2 mil leitos UTI SUS, quase o triplo a mais.
As expansões da rede são resultado do mapeamento e análise técnica das capacidades estruturais de cada hospital, aliado ao monitoramento do cenário da Covid-19, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…