Somente no primeiro bimestre deste ano, Sorocaba formalizou 2.104 microempreendedores individuais (MEIs) e atingiu o 5º lugar do ranking geral de atendimento de todo o Estado de São Paulo, ficando atrás apenas de São Paulo, Guarulhos, Campinas e Ribeirão Preto.
Essa posição eleva-se, ainda mais, se comparada a de municípios que possuem entre 600 mil e 1 milhão de habitantes, chegando ao 2º lugar. Os dados foram divulgados pelo Espaço Empreendedor, unidade administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).
“Isso é resultado de todo o esforço que o poder público vem realizando. Aliás, Sorocaba é reconhecida nacionalmente por todo esse trabalho que vem desenvolvendo junto ao microempreendedor individual, inclusive sendo premiada por essas ações”, afirma o secretário da Sedettur, Robson Coivo. “Se considerarmos os índices somente do mês de fevereiro deste ano, o crescimento da formalização de MEIs no município aumentou em 43,03%, em relação ao mesmo mês do ano passado”, comemora.
O Espaço Empreendedor, mesmo durante a pandemia da Covid-19, não deixou de atender essa categoria tão afetada pelos efeitos do isolamento social, adotando todas as medidas de saúde e segurança, como agendamento prévio on-line, horário de atendimento reduzido, controle de acesso, além da disponibilização de álcool em gel, antes e depois do atendimento.
Como funciona o Espaço Empreendedor
As pessoas que pretendem abrir o seu negócio, seja comércio ou prestação de serviços, encontram no Espaço Empreendedor um ponto de apoio, onde esclarecem todas as dúvidas, além de poderem abrir o MEI, obter inscrição municipal, emitir boletos, declarar imposto de renda, bem como todos os trâmites necessários para estarem aptas à emissão de Nota Fiscal de Serviços, que ocorre graças a uma parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que mantém um polo centralizado no Espaço Empreendedor para prestação dos serviços. O Banco do Povo Paulista também pode ser acessado dentro da mesma estrutura.
Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços no Espaço Empreendedor: formalização, registros municipais (alterações e baixas de MEI), Cadastro na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), credenciamento para Nota Fiscal de Serviços, alteração e baixa de empresa, atualização dos dados cadastrais da empresa e parcelamento do MEI. Na unidade, o cidadão ainda consegue realizar a emissão do CNPJ, do Certificado do MEI, da inscrição estadual, dos boletos do DAS e declarar o imposto de renda do MEI.
Para agendar o atendimento, o munícipe pode acessar o portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br e clicar na aba “Agendamento do Banco do Povo e Mei” ou ir direto no link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/agenda_servicos/#/agenda/SEDETTU, realizar o cadastro e selecionar o setor e a data. O Espaço Empreendedor está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.927, no Centro, e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, por agendamento, das 10h às 15h.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…