Somente no primeiro bimestre deste ano, Sorocaba formalizou 2.104 microempreendedores individuais (MEIs) e atingiu o 5º lugar do ranking geral de atendimento de todo o Estado de São Paulo, ficando atrás apenas de São Paulo, Guarulhos, Campinas e Ribeirão Preto.
Essa posição eleva-se, ainda mais, se comparada a de municípios que possuem entre 600 mil e 1 milhão de habitantes, chegando ao 2º lugar. Os dados foram divulgados pelo Espaço Empreendedor, unidade administrada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur).
“Isso é resultado de todo o esforço que o poder público vem realizando. Aliás, Sorocaba é reconhecida nacionalmente por todo esse trabalho que vem desenvolvendo junto ao microempreendedor individual, inclusive sendo premiada por essas ações”, afirma o secretário da Sedettur, Robson Coivo. “Se considerarmos os índices somente do mês de fevereiro deste ano, o crescimento da formalização de MEIs no município aumentou em 43,03%, em relação ao mesmo mês do ano passado”, comemora.
O Espaço Empreendedor, mesmo durante a pandemia da Covid-19, não deixou de atender essa categoria tão afetada pelos efeitos do isolamento social, adotando todas as medidas de saúde e segurança, como agendamento prévio on-line, horário de atendimento reduzido, controle de acesso, além da disponibilização de álcool em gel, antes e depois do atendimento.
Como funciona o Espaço Empreendedor
As pessoas que pretendem abrir o seu negócio, seja comércio ou prestação de serviços, encontram no Espaço Empreendedor um ponto de apoio, onde esclarecem todas as dúvidas, além de poderem abrir o MEI, obter inscrição municipal, emitir boletos, declarar imposto de renda, bem como todos os trâmites necessários para estarem aptas à emissão de Nota Fiscal de Serviços, que ocorre graças a uma parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que mantém um polo centralizado no Espaço Empreendedor para prestação dos serviços. O Banco do Povo Paulista também pode ser acessado dentro da mesma estrutura.
Atualmente, são oferecidos os seguintes serviços no Espaço Empreendedor: formalização, registros municipais (alterações e baixas de MEI), Cadastro na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), credenciamento para Nota Fiscal de Serviços, alteração e baixa de empresa, atualização dos dados cadastrais da empresa e parcelamento do MEI. Na unidade, o cidadão ainda consegue realizar a emissão do CNPJ, do Certificado do MEI, da inscrição estadual, dos boletos do DAS e declarar o imposto de renda do MEI.
Para agendar o atendimento, o munícipe pode acessar o portal da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br e clicar na aba “Agendamento do Banco do Povo e Mei” ou ir direto no link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/agenda_servicos/#/agenda/SEDETTU, realizar o cadastro e selecionar o setor e a data. O Espaço Empreendedor está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 1.927, no Centro, e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, por agendamento, das 10h às 15h.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…