Categorias: Jornalismo

Prefeitura de Sorocaba envia projeto de lei à Câmara para compra de vacinas

A Prefeitura de Sorocaba enviou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira (11), em caráter de urgência, o projeto de lei que confirma o protocolo de intenções com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde para combater a pandemia da Covid-19.

Caso o protocolo de intenções seja efetivado, o mesmo será convertido em um contrato de consórcio público. Desta maneira, o consórcio terá personalidade jurídica de direito público, adquirindo natureza autárquica.

“Entendemos que há urgência na necessidade de vacinação, não só para frear um iminente colapso generalizado na saúde em nível nacional, como também para retomarmos, o quanto antes, a atividade econômica, a geração de empregos e renda, além do convívio social”, disse o prefeito Rodrigo Manga.

Dentre os embasamentos para o envio do PL à Câmara Municipal de Sorocaba, está a Lei nº 534, de 2021, sancionada pelo presidente da República nesta quarta-feira (10), que facilita a compra de vacinas pela União, pelos governos estaduais e municipais e pela iniciativa privada.

O ato é corroborado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que representa nacionalmente os municípios. A FNP lidera e apoia a formatação de consórcio público, com inciativa e manifestação de interesse de 1.703 municípios que também almejam agilizar a imunização de suas respectivas populações.

Caso o consórcio seja confirmado, a Prefeitura quer adquirir até 300 mil vacinas, com recursos próprios e por meio de parceria com a iniciativa privada.

Sorocaba já se prepara para tal aquisição e atualmente ocupa a segunda posição na lista de negociações da compra da vacina Janssen, do grupo Johnson & Jonhson, atrás apenas do município de São Paulo.

Além da Janssen, que é aplicada em dose única, a Prefeitura solicitou orçamento para outras empresas do segmento.

Desse total de 300 mil doses pretendidas pela cidade de Sorocaba, na primeira compra, com recurso próprio, de 50 mil a 100 mil doses seriam destinadas a profissionais da saúde e da educação, estimando um investimento a partir de R$ 5 milhões.

Com informações da Secom Sorocaba

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

PF prende militares suspeitos de planejar matar Lula e Alckmin em 2022

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (19) uma operação para desarticular organização criminosa responsável…

26 minutos atrás

Feira de Vinil do Studio Mozart celebra 30ª edição com programação especial

Evento que atrai amantes de música e colecionadores, a tradicional Feira de Vinil do Studio…

59 minutos atrás

Lindas Empreendedoras promove evento para celebrar o dia do Empreendedorismo Feminino

Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, o grupo Lindas…

1 hora atrás

Mutirão de Empregos tem última edição do ano na terça-feira (26)

A 33º edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba” – Especial Fim de Ano acontecerá no…

1 hora atrás

Livro mescla suspense, drama e comédia em narrativas curtas sobre os acasos da vida

Na maior parte do tempo, a vida cotidiana segue sem grandes surpresas. Existem, porém, momentos…

1 hora atrás

PROGRAME-SE 19/11/2024

No PROGRAME-SE desta terça-feira destaque para a Festa Flash Back do Momunes; tem Exposição de…

3 horas atrás