A diplomacia das vacinas para ampliar a capacidade de influência geopolítica continua em ação. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e os chefes de governo da Austrália, Scott Morrison, Índia, Narendra Modi, e do Japão, Yoshihide Suga, se comprometeram a fornecer a países do sudeste asiático um bilhão de doses da vacina contra o coronavírus até o fim de 2022.
A decisão foi anunciada na sexta-feira (12) ao término do primeiro encontro virtual do Quad, sigla em inglês para Diálogo de Segurança Quadrilateral, grupo que foi reativado em 2017 para buscar conter a influência da China na região Indo-Pacífico. Pequim se refere ao Quad como uma “mini-Otan” do Pacífico.
Na abertura das discussões, Joe Biden considerou “fundamental” que esta parte do mundo permaneça livre e aberta. “Os Estados Unidos estão comprometidos a trabalhar com vocês, nossos parceiros, e todos os nossos aliados na região, para garantir a estabilidade”, disse o democrata.
De acordo com o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, os quatro líderes debateram temas cruciais para a região, como a liberdade de navegação no sul e no leste do Mar da China, a questão nuclear norte-coreana e a violenta repressão às manifestações em Mianmar. Os desafios representados pela China também foram evocados, mas não dominaram as discussões.
“Renovamos nosso compromisso de garantir que nossa região seja regida pelo direito internacional, determinados a defender valores universais e livres de qualquer coerção”, declarou o presidente americano, sem citar explicitamente a China.
Em uma declaração conjunta, os quatro líderes informam que irão cooperar em três assuntos: vacinação contra a Covid-19, aquecimento global e segurança.
Com informações da AFP.
Edição – Cibelle Freitas.
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…
A Caixa Econômica Federal promove neste sábado (16), a partir das 20h, os sorteios dos concursos 2.797 da…
Cinco empresas estatais de peso na economia brasileira - Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica,…
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece…
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 brasileiros, considerados foragidos, que…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…