Categorias: Jornalismo

Apesar de citar possibilidade, Doria não anuncia novas restrições

Na coletiva de imprensa de hoje (17) do governo do estado de São Paulo era esperado o anúncio de novas restrições para conter o avanço da Covid-19, após o governador João Doria citar, mais cedo, esta possibilidade. Porém, nenhuma nova alteração foi confirmada.

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes, disse que o comitê aguarda os resultados da fase emergencial na redução de casos, internações e mortes para depois decidir se haverá novas medidas restritivas.

Ele explicou que as regras que entraram em vigor na última segunda-feira (15) demoram de 7 a 15 dias para terem impacto nos dados da pandemia.

O governador João Doria destacou que vai seguir as recomendações do comitê de médicos para definir os próximos passos do governo em relação às regras de circulação de pessoas e funcionamento dos setores econômicos.

Menezes disse que um dos resultados já vistos é a redução de 60% no movimento de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo que usam os trens, metrôs e ônibus.

O médico, coordenador do comitê, lembrou ainda que na fase emergencial os setores da economia devem seguir o escalonamento de horários na entrada e saída dos funcionários como uma forma de reduzir o movimento de pessoas nos horários de pico no transporte público.

Sobre as taxas de isolamento, ele também reforçou que o isolamento de 50% neste momento é o índice ideal a ser alcançado no estado neste período da fase emergencial para frear a transmissão da Covid-19. Mas, desde segunda-feira a taxa ficou longe desta meta, ficando em 41% e subindo para 43% ontem (16).

Outro fator que será observado nas próximas semanas, segundo Menezes, é a redução de casos entre a faixa etária dos 72 a 74 anos, uma das mais atingidas durante a pandemia, cuja vacinação será antecipada para sexta-feira (19).

Já o coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, destacou que as medidas restritivas não podem ser anunciadas a todo instante sem verificar se elas estão tendo resultado, por isso sempre é necessário aguardar de uma a duas semanas.

A partir dos dados analisados pelo comitê após a fase emergencial, que vai até 30 de março, novas restrições podem ser sugeridas e segundo Gabbardo, a preocupação do Centro de Contingência é a escolha de regras que sejam efetivas para a situação da pandemia.

Ainda na coletiva, o governo do estado anunciou que vai antecipar o início da vacinação contra a Covid-19 para os idosos de 72 a 74 anos.

Ouça a reportagem de André Fazano!

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Época mais esperada pelos clientes está chegando: Black Friday da Rede Bom Lugar

A Rede Bom Lugar se prepara para mais um ano de grandes promoções e um…

8 horas atrás

Polícia investiga ataque contra policiais militares em Araçoiaba da Serra

A Polícia Civil está investigando um atentado contra dois policiais militares de Araçoiaba da Serra,…

8 horas atrás

Prorrogadas inscrições do Vestibulinho das Etecs até quinta-feira (28)

O período de inscrições para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula…

11 horas atrás

Trem Iluminado da Sorocabana terá viagens extras durante o mês de dezembro

Em razão da grande procura, o Trem Iluminado da Sorocabana - Movimento de Preservação Ferroviária ganhou…

11 horas atrás

CIESP Sorocaba acompanha atentamente as discussões do Novo Plano Diretor

Erly Domingues, Diretor Titular Ciesp Sorocaba, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta terça-feira (26).…

11 horas atrás

2º Feirão de Ofertas de Iperó

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, o Sebrae-SP, em parceria com…

12 horas atrás