O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), assinou hoje (17) um decreto que autoriza os comércios de todos os setores a usarem as vagas de estacionamento, que ficam em frente às lojas, para a entrega de mercadorias por meio do sistema drive-thru.
Manga explicou que foi procurado por alguns comerciantes desesperados com a proibição da fase emergencial, determinada pelo governo do estado, de realizarem a entrega dos produtos aos clientes em suas lojas.
O prefeito disse algumas cidades paulistas já estão adotando esta alternativa para não penalizar ainda mais os comércios e que conversou sobre a ideia com o secretário municipal de Mobilidade, Carlos Pasquini, para que a proposta pudesse ser aplicada em Soocaba.
No caso das lojas do Centro que ficam no Boulevard Braguinha e Cel. Benedito Pires, que não tem o trânsito de veículos, os comerciantes podem firmar convênios com estacionamentos particulares para que o drive-trhu com a entrega dos produtos possa ser feito dentro destes locais.
Os lojistas interessados em aderir ao sistema devem enviar um e-mail à Urbes, que vai emitir a autorização para o uso das vagas. O endereço é autorizacao.transito@urbes.com.br. Os comerciantes devem informar o endereço e o número de vagas que deve ser usado.
O decreto vale assim que for publicado e a medida do drive-thru em frente às lojas poderá ser usada pelos lojistas até o dia 30 de março.
“Esta é uma forma de minimizar os impactos que os comerciantes estão tendo, mas respeitando o Plano São Paulo, porque existe uma determinação judicial e levando em conta a situação crítica da Covid-19 que está em Sorocaba e em todo o país”, afirma o prefeito.
Compra de vacinas
O prefeito Rodrigo Manga também informou que vai lançar nos próximos dias uma PPP (parceria público-privada) para que a Prefeitura de Sorocaba possa adquirir as vacinas com a ajuda da iniciativa privada.
Nesta terça-feira (16), a Câmara Municipal aprovou um projeto autorizando que a administração municipal possa adquirir os imunizantes.
Manga lembrou que a participação da iniciativa privada já tem apoio do Jornal Cruzeiro do Sul, Cruzeiro FM e Loja Perseverança III.
Ele explicou que nos próximos dias será divulgado os detalhes de como as pessoas físicas ou jurídicas poderão ajudar o município a comprar as doses
A prefeitura está fazendo os pedidos aos laboratórios que estão em fase de aprovação de suas vacinas contra a Covid-19 na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Além do termo de intenções já assinado com as farmacêuticas Novavax (para 300 mil doses), Covivac (100 mil doses) a administração municipal também já recebeu a resposta do laboratório Sinovac, que produz a Coronavac, para que possam ser vendidos 100 mil doses à cidade.
O Jornal das 5 veiculou os detalhes da fala do prefeito durante a coletiva de imprensa. Ouça!
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…