Os vereadores criticaram mais uma vez a distribuição das vacinas contra a Covid-19 feita pela Prefeitura de Sorocaba.
Fernando Dini (MDB) e Iara Bernardi (PT) falaram sobre o tema e disseram que a Secretaria Municipal da Saúde precisa divulgar os nomes das pessoas já vacinadas e esclarecer nos meios de comunicação todos os números relativos à aplicação das doses.
Os parlamentares cobraram mais transparência neste processo além de mais agilidade na imunização dos sorocabanos e a atualização mais rápida dos dados no site ‘Vacina Já’ do governo do estado.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que Sorocaba está vacinando as faixas etárias de 74 anos ou mais (sexta-feira, dia 19) e 72 anos ou mais (sábado, dia 20), com a expectativa de imunizar mais de 10 mil pessoas dessas faixas etárias.
Ainda de acordo com a pasta, o município está imunizando tão logo e conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Governo do Estado. Sorocaba é uma das maiores cidades da região e optou por terminar cada faixa etária do calendário, para depois seguir para a próxima.
“Quanto ao descompasso nos números no site Vacina Já, logo estará normalizado. Isto aconteceu porque a Prefeitura, com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacina e desburocratizar esse procedimento, está, ela mesma, por meio das equipes da saúde, fazendo os pré-cadastros dos munícipes e lançando todas as doses aplicadas no site: https://www.vacinaja.sp.gov.br/. Esse procedimento está dentro do prazo estipulado pelo Estado.
Em Sorocaba, aproximadamente 69 mil doses já foram aplicadas na população, o que equivale à imunização de quase 47 mil pessoas, entre primeira e segunda doses.
O município já recebeu do Governo do Estado de São Paulo um total de 82.767 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 13.540 da AstraZeneca (Oxford) e 69.227 da CoronaVac (Sinovac). Do total, 58.957 foram destinadas para a aplicação da primeira dose e 23.810 para uso na segunda dose”, finaliza da nota da Secretaria Municipal da Saúde.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…