No dia 31 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, uma data superimportante para a conscientização. E, nesse quesito, há uma ferramenta fundamental para auxiliar nas decisões alimentares, mas que quase ninguém repara: o rótulo dos alimentos.
Pular a leitura do rótulo é praticamente um hábito nacional. A última pesquisa sobre o tema, realizada pelo Datafolha em 2018, ouviu 2.573 pessoas em 160 cidades e comprovou que, aproximadamente, 48% dos brasileiros não costumam ler as informações nutricionais dos alimentos. Dos 52% que afirmaram ler os rótulos, 35% dizem entender parcialmente as informações que são apresentadas.
Se para muita gente elas podem parecer confusas, não significa que os dados contidos nas tabelas nutricionais dos produtos sejam irrelevantes. Uma das estratégias para facilitar a compreensão é saber qual tópico deve ser avaliado.
O repórter Caio Rossini conversou com a nutricionista Solange Cassar, que um dos principais erros que as pessoas cometem é não ler o rótulo e achar que um produto é saudável apenas pelo apelo da embalagem.
Ouça a entrevista!
O processo seletivo para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza para o…
Mais informação para estimular a prevenção. É com essa abordagem que a BRT Sorocaba destaca o cuidado…
Léo Folim (PSD), prefeito reeleito em Iperó, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta segunda-feira…
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…
Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…