Nesta quarta-feira (24), o presidente do Sincomerciários de Sorocaba e Região, Milton Matias (Zico) e o diretor Pedro Monteiro, junto com o presidente da Associação Comercial de Piedade (ACIP), Sérgio Luiz Moreira, foram recebidos pelo Prefeito de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho em seu gabinete.
Na reunião, que contou com a participação de secretários municipais e do vereador de Piedade Alex Silva, foi apresentado ao prefeito o Termo de Aditamento da Convenção Coletiva 2020/2021, assinado pelo Sincomerciários e o sindicato patronal de Itu, que representa os comerciários de Piedade e outros sete municípios da região. Nesse Termo de Aditamento, ficaram garantidos pontos importantes para o trabalhador do comércio de Piedade, como: a suspensão do contrato de trabalho, a redução da jornada de trabalho e do salário, garantia do emprego, férias individuais e coletivas entre outros direitos.
“Nossa preocupação é com a manutenção dos postos de trabalho e da economia local e regional, minimizando ao máximo os danos causados pela pandemia”, explica o presidente do Sincomérciarios, Milton Matias.
O governo municipal assumiu o compromisso de manter os serviços essenciais funcionando, sem maiores restrições, mas depende dos estabelecimentos cumprirem à risca o que determina os decretos governamentais: controle de entrada de público, álcool em gel à disposição, aferição de temperatura, obrigatoriedade do uso de máscaras, evitar qualquer aglomeração, distanciamento entre as pessoas.
Outro assunto extremamente importante discutido nessa reunião foi a imunização dos comerciários que trabalham nos serviços essenciais, que desde o início da pandemia estão na linha de frente, no atendimento ao público, estando mais expostos à contaminação pelo novo coronavírus. Ficou definido que, em conjunto, será elaborado um documento solicitando ao Governo do Estado de São Paulo que inclua como grupo prioritário os comerciários que trabalham nos serviços essenciais. O presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, o deputado federal Luiz Carlos Motta, apresentou ao Congresso Nacional o projeto de lei 5480/20 que altera a lei 13.979/20 e inclui os comerciários como prioridade na campanha nacional de imunização contra a Covid-19. “Desta forma, os sindicatos filiados à Federação estão em busca de parcerias para ampliar esse debate e reforçar a importância da vacinação o mais rápido possível dos trabalhadores do comércio”, explica Milton.
O prefeito aproveitou o encontro e informou que, entre 26/03 e 03/04, serão instaladas barreiras sanitárias na cidade, visando controlar a entrada de pessoas no município. Haverá aferição de temperatura, entrega de informativos e orientações aos motoristas.
Nos próximos dias, o Sincomerciários Sorocaba e a Associação Comercial de Piedade, com apoio do governo municipal, deverão elaborar documento oficial e unificar mais entidades e prefeitura da região em busca da inclusão dos comerciários dos serviços essenciais na vacinação.
“É um momento de união de esforços, de patrões e empregados no comércio, e de toda a população, pois somente assim venceremos essa guerra contra um vírus que já mostrou sua letalidade a toda a humanidade. Precisamos agir em prol daqueles que estão na linha de frente para agilizar a imunização e fazer a economia girar”, finaliza Milton Matias.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sincomerciários.
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…
Janeiro é encarado por muitos como o marco para o recomeço, uma página em branco…