O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou na noite desta segunda-feira (29) a antecipação dos feriados municipais começando a partir desta quarta-feira (31) até a terça-feira (6) da próxima semana, após a aprovação dos vereadores ao projeto enviado pelo Executivo e aproveitando que já há o feriado nacional da Sexta-feira Santa, no dia 2 de abril.
Manga disse que a medida está sendo tomada para reduzir a circulação das pessoas na cidade como forma de conter a transmissão da Covid-19, diante da velocidade dos casos que são confirmados na cidade e a ocupação total dos leitos dos hospitais.
Na coletiva de imprensa, realizada no Paço Municipal, o prefeito explicou que o dia foi de inúmeras reuniões com os secretários municipais, comerciantes do Centro, representantes da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), Associação Paulista de Supermercados (Apas) e prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
De acordo com o prefeito, todos concordaram com a medida porque entendem o momento difícil que a cidade está vivendo e que a decisão traz um prejuízo menor aos comerciantes em relação outras medidas “ultrarrestritivas”.
O secretário municipal de Saúde, Vinicius Rodrigues, afirma que as medidas foram decididas porque a rede pública de saúde não consegue acompanhar, com a abertura de novos leitos, a velocidade da transmissão da Covid-19 em Sorocaba, principalmente por causa da cepa de Manaus.
Situação dos comércios no feriado
Durante o feriado prolongado de sete dias não haverá o funcionamento do comércio considerado não essencial, nem mesmo em drive-thru. O sistema de delivery está autorizado a funcionar.
Os supermercados podem funcionar e as regras continuam sobre a entrada de apenas uma pessoa por família. A novidade será que os estabelecimentos terão que limitar em 60% a capacidade dos estacionamentos. O horário de funcionamento não terá mudanças.
Um decreto será publicado amanhã com os valores das multas que serão aplicadas aos mercados que desrespeitarem a norma e podem chegar a mais de R$ 20 mil, como explicou o prefeito. A fiscalização também será mais rígida para garantir o cumprimento do decreto.
As farmácias também seguem autorizadas a funcionar.
Quanto aos postos de combustíveis, as conveniências destes locais não poderão abrir neste período de 7 dias. E os postos ainda não poderão funcionar aos domingos.
As clínicas e unidades particulares de saúde só poderão atender casos de urgência e emergência e as barreiras sanitárias vão continuar na cidade todos os dias das 7h às 22h.
Segundo o prefeito haverá uma fiscalização muito rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas.
Transporte coletivo
A expectativa da Prefeitura de Sorocaba é que com o feriado de uma semana haja um fluxo menor de passageiros no transporte coletivo, reduzindo assim a possibilidade de transmissão do coronavírus.
Os ônibus vão circular com o mesmo número de linhas e horários de domingo e haverá uma atenção para garantir o acesso dos profissionais de saúde que precisam do transporte coletivo para conseguir chegar aos hospitais.
Prefeitos da região
Prefeitos de várias cidades da Região Metropolitana de Sorocaba participaram do anúncio do prefeito Rodrigo Manga, que destacou que cada cidade vai decidir sobre as medidas restritivas que deve adotar para controlar a transmissão da Covid-19.
Edição – Alessandra Santos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…