Categorias: Jornalismo

Governo de SP confirma hospital de campanha no AME em Sorocaba

O governo estadual confirmou nesta terça-feira (30) a criação de um hospital de campanha para atender pacientes com Covid-19 em Sorocaba. Dez vagas serão abertas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que fica no Mangal. Além disso, outros 16 leitos serão disponibilizadas no AME de Itapeva.

As novas unidades vão atender pacientes dos municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS 16). O encaminhamento é feito pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) do Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, serão oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois em enfermaria no hospital de campanha do AME em Sorocaba. Já outras 10 vagas para UTI e seis para casos clínicos serão montadas no hospital de campanha em Itapeva.

O governo estadual informou já está em andamento as medidas para ativação das vagas regionais previstos para o próximo mês. A taxa geral de ocupação em Sorocaba até ontem (19) era de 90,7%, o que, para a pasta, evidencia o impacto na rede.

“A ativação de novos leitos, aliás, não é prerrogativa exclusiva do Estado, mas também da União e das Prefeituras. Além disso, é preciso apoio de toda a população para reduzir a sobrecarga da rede de saúde e o número de mortes. Os protocolos sanitários devem ser respeitados, com uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e as regras do o Plano São Paulo. A Secretaria insiste na importância da colaboração da população para o enfrentamento da pandemia”, escreve.

Antes da confirmação do Estado, a informação já tinha sido antecipada pela deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) em sua conta no Twitter. “Estou em permanente contato com os prefeitos da nossa região e com o Governo de São Paulo para que os municípios não fiquem desassistidos de leitos, oxigênio e medicamentos. Vamos ter fé, nos cuidar e trabalhar para vencermos esta pandemia”, afirmou Maria Lúcia.

Durante a coletiva de imprensa sobre a antecipação dos feriados em Sorocaba na noite desta segunda-feira (29), o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) comentou sobre a possibilidade de abertura desses leitos pelo Estado. “Dez novos leitos para uma região com mais de 250 pessoas esperando vagas é uma medida tímida, mas já é alguma coisa. Vamos fazer um empenho junto com os prefeitos da região para que o governo abra mais leitos”, disse.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul (reportagem Jomar Bellini)

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

14 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

16 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

18 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás