A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (30) para detalhar as medidas mais restritivas que serão adotadas, a partir desta quarta-feira (31) até o dia 6 de abril, pela cidade e que estão em um decreto publicado hoje.
A chefe do Executivo disse que, diferente de Sorocaba, Votorantim não vai antecipar feriados, mantendo apenas a Sexta-feira Santa como já estava previsto.
Ela justificou que haveria um impacto muito grande na folha do município com o pagamento de horas extras para os servidores que trabalhariam no feriado antecipado, como no caso da Saúde.
Além disso, a prefeita acredita que antecipar feriados dá a sensação nos moradores de que as folgas podem ser aproveitadas com festas e reuniões.
Fabíola explicou que a situação do município também é grave em relação à ocupação de leitos Covid e a transmissão dos casos e que o assunto sobre as restrições já estavam sendo discutidas com os prefeitos da Região Metropolitana.
O decreto hoje publicado suspende o atendimento presencial nas agências bancárias, que poderão funcionar com o mínimo de funcionários possíveis apenas para abastecimento da rede de autoatendimento (caixas eletrônicos), se necessário.
O atendimento das casas lotéricas fica permitido, devendo o estabelecimento adotar todas as medidas de prevenção e distanciamento social e coibir aglomerações.
Os mercados, supermercados, hipermercados, padarias, mercearias e demais estabelecimentos comerciais congêneres deverão funcionar com controle de acesso, observando o limite de 50% de sua capacidade de atendimento e com horário de funcionamento das 6h às 20h.
Os estabelecimentos deverão empregar os esforços necessários para coibir aglomerações e adotar todas as demais medidas de segurança e distanciamento social, além de restringir suas vagas de estacionamento a 60% de sua capacidade total.
O decreto assinado pela prefeita de Votorantim também suspende o atendimento presencial em estabelecimentos que trabalhem com a comercialização de ração animal, podendo funcionar somente pelo sistema “drive-thru”, com entrega diretamente nos veículos ou delivery (entregas), vedada a entrada no estabelecimento comercial.
Já os postos de combustíveis no âmbito do município de Votorantim só poderão funcionar até às 20h, de segunda à sábado, sendo proibido o funcionamento aos domingos.
As lojas de conveniências instaladas anexas a postos de combustíveis não poderão funcionar durante a vigência do decreto.
As medidas anunciadas pela prefeita Fabíola Alves também determina a suspensão de toda e qualquer atividade comercial, inclusive as atividades consideradas essenciais, após às 20h.
O atendimento presencial é permitido em farmácias e serviços de saúde de urgência e emergência, incluindo saúde animal.
Os estabelecimentos comerciais que trabalhem com alimentos somente poderão funcionar, após às 20h, com serviços de entrega (delivery).
Ainda na coletiva de imprensa, a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, disse que a adoção de um lockdown não está descartada no município e que a situação da cidade em relação à ocupação dos leitos será reavaliada na próxima semana e o decreto assinado hoje poderá até ser prorrogado.
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…