Categorias: Jornalismo

Votorantim adota medidas restritivas, mas não vai antecipar feriados

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (30) para detalhar as medidas mais restritivas que serão adotadas, a partir desta quarta-feira (31) até o dia 6 de abril, pela cidade e que estão em um decreto publicado hoje.

A chefe do Executivo disse que, diferente de Sorocaba, Votorantim não vai antecipar feriados, mantendo apenas a Sexta-feira Santa como já estava previsto.

Ela justificou que haveria um impacto muito grande na folha do município com o pagamento de horas extras para os servidores que trabalhariam no feriado antecipado, como no caso da Saúde.

Além disso, a prefeita acredita que antecipar feriados dá a sensação nos moradores de que as folgas podem ser aproveitadas com festas e reuniões.

Fabíola explicou que a situação do município também é grave em relação à ocupação de leitos Covid e a transmissão dos casos e que o assunto sobre as restrições já estavam sendo discutidas com os prefeitos da Região Metropolitana.

O decreto hoje publicado suspende o atendimento presencial nas agências bancárias, que poderão funcionar com o mínimo de funcionários possíveis apenas para abastecimento da rede de autoatendimento (caixas eletrônicos), se necessário.

O atendimento das casas lotéricas fica permitido, devendo o estabelecimento adotar todas as medidas de prevenção e distanciamento social e coibir aglomerações.

Os mercados, supermercados, hipermercados, padarias, mercearias e demais estabelecimentos comerciais congêneres deverão funcionar com controle de acesso, observando o limite de 50% de sua capacidade de atendimento e com horário de funcionamento das 6h às 20h.

Os estabelecimentos deverão empregar os esforços necessários para coibir aglomerações e adotar todas as demais medidas de segurança e distanciamento social, além de restringir suas vagas de estacionamento a 60% de sua capacidade total.

O decreto assinado pela prefeita de Votorantim também suspende o atendimento presencial em estabelecimentos que trabalhem com a comercialização de ração animal, podendo funcionar somente pelo sistema “drive-thru”, com entrega diretamente nos veículos ou delivery (entregas), vedada a entrada no estabelecimento comercial.

Já os postos de combustíveis no âmbito do município de Votorantim só poderão funcionar até às 20h, de segunda à sábado, sendo proibido o funcionamento aos domingos.

As lojas de conveniências instaladas anexas a postos de combustíveis não poderão funcionar durante a vigência do decreto.

As medidas anunciadas pela prefeita Fabíola Alves também determina a suspensão de toda e qualquer atividade comercial, inclusive as atividades consideradas essenciais, após às 20h.

O atendimento presencial é permitido em farmácias e serviços de saúde de urgência e emergência, incluindo saúde animal.

Os estabelecimentos comerciais que trabalhem com alimentos somente poderão funcionar, após às 20h, com serviços de entrega (delivery).

Ainda na coletiva de imprensa, a prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, disse que a adoção de um lockdown não está descartada no município e que a situação da cidade em relação à ocupação dos leitos será reavaliada na próxima semana e o decreto assinado hoje poderá até ser prorrogado.

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

16 minutos atrás

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

52 minutos atrás

Sesc Sorocaba apresenta programação do Encontro de Lutas

O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…

1 hora atrás

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

20 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

22 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

1 dia atrás