A frota do transporte público coletivo de Sorocaba passa a contar, já nesta sexta-feira (2), com 60 ônibus zero quilômetro, equipados com ar-condicionado, sistema de internet sem fio e acessos USB para carregar celulares e outros aparelhos eletrônicos. Três deles são chamados de superarticulados, pois têm 23 metros de cumprimento, com maior capacidade de transporte de passageiros.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte, informa que a entrada em funcionamento desses novos veículos é decorrente da contratação da empresa City Transporte Urbano Intermodal, que substitui a Sorocaba Transportes Urbanos (STU) na operacionalização do chamado lote 2 do transporte coletivo.
O lote 2 abrange 59 linhas nas regiões Oeste, Leste e Sul da cidade. A nova empresa inicia as atividades em todas essas linhas, já com o nome estampado nos veículos. A City vai rodar com 153 veículos no total, mesmo número da frota da empresa anterior. Além desses 60 ônibus de modelo mais tecnológico, outros 43 também serão zero quilômetro, modelos mais modernos que os atuais em operação, e outros 50 foram adquiridos da STU.
Outro detalhe é que os carros novos são equipados com Motor Euro 5, que garante reduzido impacto ambiental. A City fará a substituição da frota de forma gradativa e assumiu ainda a contratação dos funcionários da STU, respeitando todos os direitos trabalhistas. A nova empresa foi selecionada para prestar o serviço de forma emergencial, por prazo de até 180 dias, após pesquisa de mercado e cotação de preços, realizadas pela Urbes.
A City foi a única empresa que cumpriu todas as exigências de habilitação e menor preço. O valor estimado do contrato é R$ 58 milhões e foi assinado no ultimo dia 12 de março. O equilíbrio econômico-financeiro do contrato foi exigência legal na contratação.
“Essa contratação traz uma série de melhorias, atendendo às necessidades da população e do Poder Público, em melhorar continuamente a prestação dos serviços. O objetivo é oferecer aos usuários um nível de serviço superior ao que foi entregue até agora e com menor custo”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.
A Urbes prevê que o novo edital, para contratação da empresa que prestará o serviço em definitivo no lote 2 do transporte público, será lançado ainda neste mês de abril. O atual processo está suspenso para atualização das cotações e dos índices, que estão defasados.
“Neste caso, vamos exigir também um modelo de negócio com carros mais modernos e tecnológicos, prezando sempre pela qualidade do serviço e a economicidade ao Poder Público”, adianta o diretor presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…
Sorocaba iniciou, nesta quinta-feira (9), mais uma fase das obras de desassoreamento do Rio Sorocaba.…
O verão está relacionado com sol e calor, mas também temos as famosas pancadas de…
O capitão do Magnus Futsal e ídolo sorocabano Rodrigo Capita foi o entrevistado do Fome…
Em entrevista ao repórter Victor Duarte na sexta-feira (03), o atleta sorocabano, bi-campeão brasileiro de…
Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba,…